Dados sobre o Rio Taquari serão transmitidos a cada 15 minutos pela Agência Nacional das Águas

Sistema ainda passa por adaptações; as plataformas de coleta de dados foram recolocadas em postes com até 12 metros de altura para evitar que sejam danificadas em inundações


0
Equipe da ANA durante visita à Vila Mariante, em Venâncio Aires (Foto: Divulgação)

As informações sobre o nível do Rio Taquari serão transmitidas a cada 15 minutos pela Agência Nacional das Águas (ANA). O órgão é responsável por coordenar o monitoramento nacional e reúne os dados remotamente, os disponibilizando para o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). O sistema ainda passa por adaptações.

“Estamos padronizando esse recebimento dos dados para que eles cheguem e sejam entregues o mais rápido possível”, afirma Fabrício Vieira Alves, especialista em monitoramento hidrológico e telemetria da ANA.

Nível do Rio Taquari em Estrela nesta segunda-feira (8) (Foto: Reprodução)

No site da ANA já é possível acessar o nível do Rio Taquari com as atualizações de 15 em 15 minutos. Os dados podem ser conferidos neste link.

De acordo com Alves, as estações ao longo do Rio Taquari estão sendo reestruturadas com uma série de melhorias. Entre elas está a colocação das plataformas de coleta de dados em postes com até 12 metros de altura, para evitar que a inundação impossibilite saber em qual cota o rio está.

Muçum, Encantado, Estrela, Taquari e Porto Mariante contarão com dois sensores na mesma estação, um em nível mais baixo e outro em nível elevado. “As melhorias estão sendo implantadas de forma gradativa”, explica Alves. Além disso, as réguas estão ancoradas em estruturas de concreto e os sensores em uma tubulação de aço galvanizado, que é mais resistente.

“Durante décadas o monitoramento foi feito por réguas (…). Com o avanço da tecnologia a gente tem as plataformas de coleta de dados, durante a inundação é isso que pode salvar vidas”, completa Alves.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui