Dançarina e influenciadora Thaís Carla vence processo judicial contra Léo Lins por gordofobia

Lins terá que indenizar a bailarina em R$ 5 mil e não tem direito a recurso


0
Foto: Divulgação

A dançarina e influenciadora Thaís Carla ganhou uma batalha judicial que travava contra o humorista Léo Lins, do programa “The Noite”, exibido pelo SBT. Thaís moveu uma ação por danos morais por conta de comentários gordofóbicos feitos por ele, sobre um vídeo em que ela demonstra a dificuldade de pessoas gordas em cadeiras de avião. Lins terá que indenizar a bailarina em R$ 5 mil e não tem direito a recurso.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (4) e obtida pelo Portal IG. Nela, os juízes Francinaldo Santos Palmeira e Carolina Almeida da Cunha Guedes, da 8ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Causas Comuns da Comarca de Salvador, disseram que o comportamento do humorista foi ofensivo, promoveu discurso de ódio e incitou outras pessoas a atacarem Thaís nas redes sociais.

“O réu exalou inequívoca gordofobia, inclusive encorajando que as pessoas inscritas nas suas redes sociais publicassem mensagens igualmente ofensivas contra ela. Não há dúvidas da ofensa sofrida. No Estado Democrático de Direito é livre a manifestação de pensamento, o intercâmbio de ideias é louvável, até fomentado, sob pena de retornarmos aos tempos da censura. No entanto, é dever estatal proteger as minorias. Dessa maneira, não é tolerável o discurso de ódio ou quaisquer atividades nocivas à Dignidade do Outro. Liberdade de expressão não é um salvo-conduto para humilhar, expor a execração pública”, diz a sentença.

Os magistrados ainda destacaram que Lins, que já se autointitulou como o “rei do humor negro (sic)”, é conhecido por fazer piadas em tom ofensivo contra minorias como negros, pessoas gordas, com deficiência, mulheres e membros da comunidade LGBTQIA+, para promover seus trabalhos de stand-up.

Fonte: Hugo Gloss

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui