Deam de Lajeado registrou redução de cerca de 15% nos crimes contra a mulher em 2020

Delegacia que atende os municípios de Forquetinha, Canudos do Vale, Sério, Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Lajeado não registrou feminicídios no ano passado.


0
Delegada Marcia Bernini (Foto: Rodrigo Gallas)

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Lajeado registrou uma redução de cerca de 15% nas ocorrências de crimes contra a mulher em 2020. A delegacia, que atende os municípios de Forquetinha, Canudos do Vale, Sério, Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Lajeado, também não registrou feminicídios no ano passado. Os dados foram apresentados pela delegada Marcia Bernini, em entrevista ao programa Panorama na manhã desta quarta-feira (13).

“Essa redução em meio à pandemia vem de um controle maior da sociedade. Acho que hoje a gente tá tendo isso. A gente está tendo uma sociedade mais engajada, uma mídia mais engajada, e isto também contribui para a prevenção”, comenta.


ouça a entrevista

 


 

O que é importunação sexual?

Durante o bate-papo a delegada abordou sobre o que configura-se por importunação sexual. Ela explica que é a prática de ato libidinoso na presença de alguém sem que essa pessoa dê seu consentimento.

A importunação sexual e assédio sexual são dois crimes diferentes. O primeiro trata de casos como os de homens que apalpam mulheres em ônibus lotados, por exemplo. Já o assédio acontece em situações de ambiente de trabalho, quando uma pessoa usa da condição de superior hierárquico para obter vantagens sexuais, constrangendo a vítima.

A Deam

A Delegacia da Mulher tem como atribuições crimes envolvendo mulheres, crianças e adolescentes vítimas de crimes contra a honra, como: injúria, difamação e calúnia, Crimes contra a dignidade sexual, como estupro e submissão à prostituição. Além dos crimes de ameaça, lesão corporal e vias de fato.

Telefone da Deam Lajeado; denuncie: (51) 3714-3309

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui