Debate reúne candidatos à Prefeitura de Arroio do Meio

Danilo Bruxel (PP) e Klaus Schnack (MDB) responderam a questões realizadas por seu adversário e perguntas elaboradas pela equipe de jornalismo da Rádio Independente.


0
Danilo Bruxel (PP) e Klaus Schnack (MDB) se enfrentaram em debate na manhã deste domingo no estúdio da Rádio Independente (Foto: Rodrigo Gallas)

Os dois candidatos a prefeito de Arroio do Meio participaram do quarto debate promovido pela Rádio Independente na manhã deste domingo (18). Danilo Bruxel (PP) e Klaus Schnack (MDB) apresentaram suas propostas de governo e fizeram um enfrentamento de ideias. O mediador foi o jornalista Ricardo Sander. O debate iniciou às 10h30, com transmissão pela AM950, FM91.7, aplicativo e por live no Facebook da emissora. Por cerca de 1h, foram abordados temas como educação, agricultura, mobilidade urbana, gestão pública e saúde. O debate foi composto por seis blocos.

Assista ao debate

Debate Independente – 18/10/2020

📻 Assista ao debate entre os candidatos à prefeitura de Arroio do Meio.➡ Danilo Bruxel (PP) e Klaus Schnack (MDB) participam do enfrentamento de ideias na bancada da Rádio Independente.

Publicado por Rádio Independente em Domingo, 18 de outubro de 2020

No primeiro os candidatos se apresentaram. No segundo e terceiro, responderam perguntas de temas escolhidos pela equipe de jornalismo da Rádio Independente. Ao responder sobre seus planos para a educação, Schnack disse que a área faz parte do seu primeiro pilar no plano de governo. Ele quer avançar e seguir com os projetos já desenvolvidos. Destaca que ampliará as vagas na Educação Infantil com a construção de uma escola no Bairro Barra da Forqueta e a criação de vagas em demais educandários. Também projeta a instalação de uma nova estrutura para séries iniciais no Bairro Bela Vista. Danilo comenta que a área também é um dos pilares no seu plano de governo, e que quando foi prefeito construiu duas escolas.

Bruxel respondeu sobre como avançará na agricultura. O candidato salientou seu foco no incentivo ao produtor rural para que o jovem permaneça nas propriedades do município. Lembrou que no seu governo criou o “Cheque Incentivo” para fortalecer o setor primário e possibilitar o aumento da produtividade nas propriedades rurais. O programa pioneiro teria sido usado de modelo por diversos municípios. No entanto, acrescenta que o setor necessita de inovação, o que se compromete a fazer se eleito. Schnack, por sua vez, cometa que na agricultura está investindo na melhoria dos acessos às propriedades, em água, luz e telefone.

Ao responder sobre como vai melhorar a mobilidade urbana de Arroio do Meio, Schnak enaltece o trabalho em andamento com abertura, ampliação e asfaltamento de diversas vias no centro, bairros e localidades do interior. Lembra que há um projeto em análise pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para concessão da RS-130. Com ele concluído, serão melhoradas as vias laterias de acesso aos bairros. Bruxel disse que em seu governo conseguiu desafogar o trânsito com o asfaltamento da via que liga o Centro de Arroio do Meio a Lajeado pela Ponte de Ferro, e projeta a construção de um viaduto nas imediações da empresa Neugebauer.

Quando o assunto sorteado foi enchente, Bruxel disse que, se eleito, já no primeiro ano irá a Brasília buscar recursos para a habitação, como outros municípios da região já o fizeram. Segundo ele, há famílias que não se enquadram no Minha Casa, Minha Vida. Desta forma, poderá ajudar as pessoas que moram em áreas alagadiças e não foram contempladas com o auxílio do governo para sair das suas residências. Schnack ressalta que a comunidade o elogiou pelas intervenções realizadas para conter os estragos da enchente. Destaca a efetividade no acolhimento das famílias atingidas e pontua que vai firmar uma parceria com o município de Encantado para uma melhor medição do Rio Taquari.

No quarto e quinto bloco iniciaram as perguntas entre os candidatos. Bruxel disse que em 2001 pegou um município endividado, mas conseguiu colocar as contas em dia e fez sobrar 20% do orçamento para a realização de obras. Neste sentido, questiona o quanto a atual administração está fazendo sobrar para investimentos. Schnack destacou que a estrutura do município hoje é mais robusta, atende melhor o cidadão e que chegou a investir até 17% do orçamento em obras. Schank questionou sobre a Feira do Produtor que não foi realizada durante os mandatos de Bruxel. O candidato da oposição firmou o compromisso de dar continuidade a realização da feira com melhorias para ampliar o atendimento de produtos orgânicos à população de Arroio do Meio.

Em outro questionamento do atual prefeito, no início do segundo bloco, Bruxel respondeu como tratará com o problema de pets nas ruas do município. O concorrente ao pleito pelo PP disse que investirá na ampliação do canil municipal e buscará um local próprio para que se possa passear com os animais. Em seguida, Bruxel perguntou qual critério foi utilizado pela administração municipal para a distribuição de cestas básicas disponibilizadas pelo Governo Federal na semana passada. Schnack disse que há uma organização sensata realizada pelas assistentes sociais do município.

O sexto e último bloco foi reservado para os agradecimentos e considerações finais de cada candidato.

Klaus Schnack (MDB) e Danilo Bruxel (PP) (Foto: Rodrigo Gallas)

As chapas

Klaus Schnack (MDB), atual prefeito, concorre ao pleito ao lado da sua atual vice, Eluíse Hammes (PT). Os partidos PSL, DEM e PTB também compõem a coligação. Schnack também já foi vice-prefeito, secretário de Planejamento e coordenador de secretarias e Eluíse foi secretária de Educação e Cultura de Arroio do Meio.

Já Danilo Bruxel (PP) concorre ao lado da suplente de vereadora Adriana Meneguini Lermen (PDT). Bruxel é empresário e já foi secretário municipal da saúde, vereador e prefeito por dois mandatos seguidos, entre 2001 e 2008. Adriana também é professora e diretora de escola.

Próximos debates, aos domingos:

– 25 de outubro, 9h: Estrela
– 1º de novembro, 10h30: Cruzeiro do Sul
– 8 de novembro, 10h: Lajeado (segundo debate)

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui