Na segunda edição do ciclo de debates promovidos pela Rádio Independente, estiveram reunidos na manhã deste domingo (4), os candidatos à prefeitura de Teutônia. O debate iniciou às 10h, transmitido pela AM950, FM91.7, pelo aplicativo e com transmissão no Facebook da Rádio Independente.

Nas dependências do estúdio da emissora, ficaram frente a frente Ariberto Magedanz (PP), Celso Aloísio Forneck (PDT) e Jonatan Brönstrup (PSDB). Os candidatos apresentaram suas propostas de plano de governo, responderam perguntas e discutiram ideias como candidatos à prefeitura ao longo da programação, que teve cerca de 1 hora e 20 minutos de duração. A ordem das colocações foi definida em sorteio e o debate foi mediado pelo radialista Renato Worm.


OUÇA O DEBATE


Foram cinco blocos de debate: apresentação, temas sorteados, dois momentos de perguntas de temas livres entre os candidatos e um espaço reservado para as considerações finais. No primeiro e último momento, os concorrentes dedicaram o tempo para apresentar e reiterar suas propostas de governo.

Assuntos como comércio, educação, empregos, indústria, trânsito e saúde foram discutidos pelos candidatos. Ariberto, Celso e Jonatan também fizeram perguntas entre eles, sobre temas previamente sorteados e de escolha livre. Com réplicas e tréplicas, foi uma oportunidade para esclarecer pontos das suas campanhas e oporem seus projetos para o município de Teutônia.

Jonatan Brönstrup exaltou seus feitos em quatro anos como gestor municipal, destacou sua formação e afirmou estar preparado para seguir comandando o município por mais quatro anos.

Já Ariberto ressaltou sua experiência em dois mandados como vice e sua legislatura na Câmara de Vereadores. O candidato da coligação Teutônia Consciente focou no discurso do resgate da autoestima e esperança da comunidade teutoniense.

Celso Aloísio Forneck apresentou sua formação e salientou a importância de saber ouvir e dialogar com a comunidade. Forneck aposta em um novo conceito de gestão pública, atendendo as necessidades da população.

Indústria e comércio, obras e infraestrutura e saúde

Sobre os setores da indústria e comércio, o candidato a prefeito Celso Aloísio Forneck demonstrou preocupação com o setor calçadista da cidade, sugeriu estimular a regularização de pequenas empresas para diversificar a economia do município e incentivar a capacitação através de cursos. Magedanz, por sua vez, citou o plano de ação em parceria com a CIC Teutônia, a importância de valorizar a economia local e indústrias já estabelecidas no município e a implementação de novos serviços junto a sala do empreendedor, visando a desburocratização dos serviços.

No que refere a obras e infraestruturas, Ariberto pontuou melhorias no embelezamento urbano, pavimentação nos acessos que interligam a cidade com os municípios vizinhos, sinalização viária, turística e avanços na mobilidade urbana. Defendeu ainda, a proximidade com a comunidade para resolver os problemas oriundos da expansão do município. Em resposta, o candidato à reeleição em Teutônia, Jonatan Brönstrup, citou a resolução de gargalos históricos do município. Também mencionou o sistema de videomonitoramento implementado e a importância da inovação em uma cidade que está em ascensão.

Com relação a saúde, Brönstrup classificou o assunto como prioritário durante sua gestão, repassando 28% da arrecadação do município para a pasta. Enfatizou também a parceria com o Hospital Ouro Branco e prometeu seguir com o atendimento do Ambulatório de Atenção Básica do Bairro Canabarro até às 22h e manter a farmácia básica do Centro Avançado de Saúde atendendo até às 20h, além de colocar a Secretaria de Saúde à disposição da população e investir em programas de prevenção. Celso por sua vez, estendeu a discussão expondo situações de teutonienses enfrentando dificuldades na aquisição de remédios de uso contínuo e casos de cirurgia represadas.

No terceiro bloco do debate, iniciaram as perguntas entre os candidatos. Jonatan Brönstrup perguntou para Ariberto Magedanz sobre a Educação Infantil. Na sequência Magedanz questionou Celso Forneck sobre os problemas e as dificuldades do sistema de saúde. Em seguida, Forneck contestou o atual prefeito, Jonatan Brönstrup, sobre a folha salarial do município.

Dando início ao quarto bloco, com mais perguntas entre os candidatos, Celso Forneck foi questionado por Jonatan Brönstrup sobre suas propostas para o pronto atendimento do Bairro Canabarro. Já Ariberto Magedanz questionou Brönstrup sobre o índice de desemprego do município no ano. Encerrando o bloco, Forneck perguntou para Magedanz sobre o aumento do endividamento de Teutônia nos últimos anos.

O quinto e último bloco foi reservado para as considerações finais de cada candidato.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui