Debate reúne candidatos à Prefeitura em Lajeado

Candidatos responderam a questões feitas por adversários e questionamentos elaborados pela equipe de jornalismo da Rádio Independente.


0

Dando continuidade a uma ampla cobertura jornalística voltada à política que a empresa realiza desde meados dos anos 1960 na região, o Grupo Independente abriu o seu ciclo de debates neste domingo (27), uma oportunidade para o eleitor conhecer as propostas de políticas públicas para o pleito de 2020. Com apresentação do jornalista Ricardo Sander, o debate reuniu o primeiro confronto de ideias entre os postulantes à Prefeitura de Lajeado.


OUÇA O DEBATE


No estúdio da emissora, ficaram frente a frente Marcelo Caumo, que busca a reeleição pelo PP, a delegada Márcia Scherer, que concorre pela segunda vez pelo MDB, e o advogado Daniel Fontana, do PSB, que participa pela segunda vez da disputa majoritária municipal. Assista ao debate.

Por cerca de uma hora e meia, em cinco blocos de debate, os candidatos apresentaram seus planos de governo e responderam questionamentos elaborados pela equipe de jornalismo da Rádio Independente. Caumo, Márcia e Fontana também fizeram perguntas entre eles, sobre temas previamente sorteados e de escolha livre. Com réplicas e tréplicas, foi um momento em que puderam esclarecer pontos das suas campanhas e oporem seus projetos para Lajeado pelos próximos quatro anos.

Temas como educação, tecnologia, gestão pública, saúde, segurança, trânsito e comércio ambulante nortearam o debate.

Marcelo Caumo exaltou seus feitos em quatro anos como prefeito e ressaltou o compromisso com a comunidade e seus interesses, para novamente colocar seu nome à disposição e defender a renovação de seu mandato nas urnas no dia 15 de novembro.

Já Márcia Scherer focou no discurso da renovação e mudança de conceito. A emedebista valorizou o potencial empreendedor da cidade e afirmou que, mais do que promessas, será preciso pulso firme e coragem para conduzir Lajeado nos próximos anos.

Daniel Fontana destacou que o seu plano de governo busca implementar a tecnologia para facilitar a interação das pessoas com a administração municipal. O candidato também defendeu a modernização da gestão pública.

No segundo bloco, por ordem de sorteio, os candidatos responderam questionamentos elaborados pela equipe de jornalismo da Rádio Independente.

A segurança é uma das principais demandas da comunidade. Como o (a) senhor (a) acredita que a administração municipal pode contribuir para diminuir os indicies de criminalidade? Fontana diz que o projeto precisa ser acelerado, agregando mais ações ao sistema como um todo e integrando com os demais órgãos. Márcia Scherer defende que a segurança a nível de município deve ser pensada como um todo em uma questão sistêmica, desde iluminação pública, ocupação dos espaços e apoio as instituições. A candidata demostrou apreço pelo projeto da Guarda Municipal, mas citou inconstitucionalidade no projeto que está tramitando na Câmara de Vereadores.

Qual a sua análise sobre o trânsito de Lajeado. O que faria para melhorar a mobilidade urbana? Márcia assume o compromisso de trabalhar intensivamente na mobilidade urbana. Ela diz que Lajeado necessita de grandes obras e investimentos em mobilidade urbana. Em resposta, assumiu o compromisso de lutar efetivamente para realizar obras, inclusive as prometidas, facilitando o fluxo de veículos. A candidata aponta melhorias no transporte público coletivo e novas possibilidades com a implementação de transportes alternativos.

O candidato à reeleição em Lajeado respondeu que ao longo do mandato foram realizados projetos estruturantes, como o Plano Diretor, que regulamenta a largura das vias em toda cidade e o Plano de Mobilidade Urbana, que se preocupa com pedestres e veículos. Caumo projeta grandes transformações para os próximos anos, principalmente pelo início da duplicação da BR-386 e também pelos mecanismos que estão no Plano Diretor. Ele justificou que a obra de melhorias junto ao trevo da BRF é uma obra estadual e que um projeto em parceria só não avançou por causa da pandemia.

O comércio ambulante incomoda os lojistas que paga impostos. Por outro lado dá sustento às famílias mais carentes. Como o (a) senhor (a) pretende tratar este assunto caso seja eleito (a)? Marcelo Caumo diz que desde 2017 é nítida a melhora na circulação de pessoas e quantidade de comerciantes ambulantes na cidade.  Para ele, o comércio ambulante deve ser dividido em três níveis, possibilitando decisões mais assertivas. O candidato à reeleição aponta prioridade na busca por alternativas para os comerciantes imigrantes que se instalam na região central da cidade.

A esse respeito Fontana comenta que o comércio ilegal está presente também nos bairros, onde mercados acabam não vendendo frutas e verduras devido ao contingente de caminhões que comercializa esse tipo de produto. Fontana defende a criação de um gabinete de crise, onde temas agudos possam ser discutidos, concentrando as energias nas necessidades da comunidade.

Pavimentação Comunitária

Questionada por Caumo em relação a pavimentação comunitária, que na atual gestão já pavimentou mais de 24 mil m² a candidata do MDB disse que a proposta de calçamento precisa ser revista, para que mais ruas sejam pavimentadas. Marcelo defendeu que a metragem do calçamento comunitário executada foi a maior da história da cidade de Lajeado, mais de 24km.

Transparência

Em resposta a Márcia, Daniel Fontana acredita que o poder público precisa ser cada vez mais transparente, apontando melhorias para o portal. Para ele, a participação da população é fundamental. Fontana cita o “Fala Lajeado”, uma plataforma via aplicativo que ele pretende implementar unindo informações sobre obras, saúde, educação e demais serviços públicos.

Tecnologia

Questionado por Fontana o candidato à reeleição em Lajeado respondeu sobre o uso da tecnologia para facilitar o dia a dia. Caumo disse que o Promove faz a junção do poder público com a comunidade e a universidade. Ele destacou também a digitalização dos processos e avanços importantes como o Simplifica Lajeado, que realiza a abertura de 90% das empresas em menos de 24 horas.

Lajeado já tem um segundo debate marcado pelas ondas da Rádio Independente: será no dia 8 de novembro, último fim de semana antes das eleições. O cronograma completo do ciclo de debates deverá ser divulgado nos próximos dias, e abrange também os municípios de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela, Teutônia e Santa Clara do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui