Debate reúne os dois candidatos à Prefeitura de Cruzeiro do Sul

Anastacia Zart (PP) e João Dullius (MDB) responderam a questões sobre suas propostas para o município.


0

Os dois candidatos a prefeito de Cruzeiro do Sul participaram do sexto debate promovido pela Rádio Independente na manhã deste domingo (1º). O encontro marcou o primeiro confronto de ideias entre os candidatos à prefeitura do município. Na oportunidade, Anastacia Zart (PP) e João Dullius (MDB) apresentaram suas propostas de governo.

Anastacia Zart (PP) e João Dullius (MDB) se enfrentaram em debate na manhã deste domingo no estúdio da Rádio Independente (Foto: Jonas de Siqueira)

O debate foi composto por seis blocos e mediado pelo jornalista Paulo Rogério dos Santos. A transmissão iniciou às 10h30, pela Independente AM950, FM91.7, aplicativo e por live no Facebook da emissora. Por cerca de uma hora meia, foram abordados temas como, agricultura, educação, mobilidade urbana, gestão pública, pavimentação e saúde. Para assistir o debate clique aqui.

No primeiro os candidatos se apresentaram. No segundo e terceiro, responderam perguntas de temas escolhidos pela equipe de jornalismo da Rádio Independente. Ao responder sobre recursos para o Hospital São Gabriel Arcanjo, Anastacia disse que pretende avançar com a oferta de especialidades e buscar auxílio financeiro para ampliar o atendimento na instituição. Dullius exaltou as melhorias e ampliações realizadas na casa de saúde com o apoio da comunidade e projetou seguir com o progresso na acomodação na entidade.

Dullius respondeu sobre abertura de creches no interior do município e aumento salarial para o magistério. O emedebista salientou a importância da valorização dos professores em termos de salário e estrutura. Nesse sentido, firmou o compromisso de dialogar com os professores. O candidato reconheceu a demanda por vagas, projetando construir novas dependências e aumentar as estruturas para acomodar mais crianças.  Anastacia, por sua vez, pontuou a perda de alguns direitos dos servidores municipais e ressaltou que a educação no município necessita de investimento e preparação. A progressista disse que investirá um percentual da receita do município para viabilizar a manutenção das estruturas escolares.

Quando o assunto sorteado foi a pavimentação nas estradas do interior, Anastácia disse que, pretende buscar recursos para tornar possível a pavimentação das vias. A candidata projetou a realização de um estudo para analisar a viabilidade da realização de calçamentos comunitários. A esse respeito, João disse que, a falta de recursos dificultou o investimento em pavimentação. O postulante a chefia do município acredita que o aumento no fluxo de caixa, ocasionado pela vinda das novas empresas a localidade, favorece a pavimentação de forma gradativa no interior.

Ao responder sobre a situação da rótula de São Rafael e o plano viário do município, Dullius demostrou preocupação e prometeu insistir para resolução do problema. A respeito da mobilidade urbana, o candidato pretende realizar um estudo buscando alternativas de melhorias na fluidez do trânsito, facilitando o acesso e saída da cidade. A candidata da oposição se comprometeu em buscar uma solução junto ao Daer, órgão responsável, para possibilitar uma solução e corrigir os problemas da rótula onde vidas foram ceifadas.

No quarto e quinto bloco iniciaram as perguntas entre os candidatos. Dullius questionou Anastacia sobre seus princípios e sua troca de partido. A progressistas disse que trabalha em busca do desenvolvimento, visando atender as necessidades e anseios da população. Anastacia salientou que se aliou ao Partido Progressista (PP) para trabalhar em prol de Cruzeiro do Sul. Em seguida, Anastacia perguntou para João sobre o afastamento do Secretário da Saúde do município. O emedebista afirmou que, na ocasião, se baseou em fatos para exonerar o secretário do cargo e questionou que, em nenhum momento, a candidata, na situação de vereadora, usou a tribuna para manifestar-se sobre o fato.

Anastacia foi questionada sobre suas propostas, durante seu mandato como vereadora, para a situação dos agricultores que tem suas plantações às margens da RSC-453. A candidata disse que os agricultores estão sendo atendidos pelo Comando Rodoviário de Cruzeiro do Sul e defendeu que, como gestora legislativa, irá colocar a situação em pauta. Em seguida, Dullius foi questionado sobre o endividamento da prefeitura e a terceirização na administração pública. O candidato disse que a contratação da terceirizada foi realizada dentro das normalidades, atendendo a demanda dos serviços da comunidade. Dullius defendeu que, no atual governo, a gestão municipal trabalha de forma enxuta e com o funcionalismo público recebendo em dia.

O sexto e último bloco foi reservado para os agradecimentos e considerações finais de cada candidato.

Anastacia Zart (PP) e João Dullius (MDB) (Foto: Jonas de Siqueira)

Próximo debate:
– 8 de novembro, 10h: Lajeado (segundo debate)

 

Texto: Jonas de Siqueira
web@independente.com.br

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui