Debate Sem Fronteiras: JCI Lajeado busca apoio para participar de Conferência das Américas no Caribe

Trio de debatedores com Lucas Bildhauer, João Antonio Cocconi e Monicque Steil é campeão nacional


0
Lucas Bildhauer, Monicque Steil e João Antonio Cocconi com os troféus nacionais conquistados em Santa Catarina (Foto: JCI Lajeado / Divulgação)

A JCI Lajeado está com uma campanha no ar chamada “Debate Sem Fronteiras”. A ideia é arrecadar fundos para que a equipe de debates de Lajeado, campeã nacional, possa disputar a Conferência das Américas da JCI, entre 8 a 21 de maio em Curaçao, no Caribe. Lá eles buscarão vaga na etapa mundial. Para chegarem lá, eles buscam a ajuda da comunidade e também realizam ações como a venda de pizzas.

A convenção nacional foi realizada de 9 a 11 de outubro, em São Miguel do Oeste, Santa Catarina. A equipe de Lajeado é formada pelo capitão Lucas Bildhauer, João Antonio Cocconi e Monicque Steil. Os temas geralmente são passados previamente, mas a posição que cada equipe tem que adotar no debate, contra ou a favor, é determinada na hora.

Conforme o capitão, a proposta é estimular o pensamento fora da caixa. “A gente não pode pensar que a nossa verdade é a verdade absoluta” ressalta Bildauer. Segundo ele, a proposta é entender o que o outro está pensado e por que ele acha que essa é a verdade.

As equipes podem escolher entre debater em inglês ou espanhol. O trio lajeadense optou pelo inglês, e atualmente eles estão na fase final de preparação e discussão de temas.

Oratória nas Escolas

A JCI Lajeado também está com inscrições abertas para o concurso “Oratória nas Escolas”, voltado às escolas municipais de Lajeado, para alunos de 13 e 15 anos que cursam o 8º ou 9º ano no Ensino Fundamental. As inscrições ocorrem até 22 de abril.

O concurso visa estimular a boa oratória, saber se comunicar e ter postura adequada ao falar em público. “Ser um bom orador, fazer um bom discurso, saber se posicionar e controlar o tempo faz parte do crescimento desses jovens para o futuro”, argumenta a coordenadora do concurso, Janaína Santos.

O tema deste ano é “Como empreender o seu sonho”. O Oratória nas Escolas tem em suas etapas o processo interno para as inscrições nas escolas e análise do material de cada aluno. Um estudante de cada escola será selecionado para a etapa local, abrangendo Lajeado. Depois, o vencedor vai para a etapa regional, no RS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui