“Decisões impulsivas trazem mais prejuízos do que benefícios”, afirma psiquiatra sobre reação de Will Smith

Memórias do passado, como traumas e abusos, influenciam nas reações impensadas, motivadas pela raiva, explica Rafael Moreno


0
Foto: Reprodução

No quadro Direto ao Ponto desta segunda-feira (4), o médico psiquiatra Rafael Moreno analisou o episódio da agressão do ator Will Smith contra Chris Rock na cerimônia do Oscar de 27 de março, após uma piada que o humorista fez com a sua esposa.

De acordo com o psiquiatra, atitudes impulsivas ocorrem quando o indivíduo está sob efeito de uma emoção intensa como a raiva. Nesses momentos, a pessoa não consegue pensar bem nas consequências da ação.

“Talvez resolva problema na hora, mas as consequências podem ser mais danosas”, Moreno destaca. Existem decisões planejadas e ações impulsivas. “A emoção pode nos ajudar em tomada de decisão urgente”, observa. O psiquiatra conta ainda que memórias do passado, como traumas e abusos, influenciam nas reações impensadas, motivadas pela raiva.

“A tomada de decisão impulsiva em uma situação que não precisa traz muito mais prejuízo do que benefícios”, ressalta. Moreno orienta que as pessoas fiquem atentas a sinais de um transtorno mais grave em função da recorrência, da intensidade e a duração do comportamento impulsivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui