Defensoria Pública do RS registra aumento de 70% no atendimento de casos de violência doméstica

Salto foi de 10 mil para 17 mil no período


0
Foto: Ilustrativa / Divulgação

Um relatório anual feito pela Defensoria Pública do Estado (DPE) mostra que, de outubro de 2020 a setembro de 2021, houve um aumento de 70% na procura por atendimento de casos de violência doméstica no Rio Grande do Sul.

O salto foi de 10 mil para 17 mil no período. Para a defensora pública Tatiana Kosby Boeira, do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM) da DPE, o aumento é motivado por diversos fatores, como uma maior conscientização da sociedade, mas também pelos efeitos da pandemia de covid. “Este momento diferenciado em que as pessoas foram obrigadas a ficar recolhidas dentro de suas casas – isso com o acirramento da crise econômica, o aumento do nível de desemprego e com o aumento da vulnerabilidade dessas pessoas –, foi, com certeza, responsável por este incremento”, avalia. No mesmo período, a DPE realizou 25 mil petições ao Poder Judiciário em casos de violência contra a mulher.

O aumento em relação ao estudo anterior foi de 257%. Tatiana Kosby Boeira reforça a necessidade das denúncias. No caso da Defensoria Pública, as mulheres são auxiliadas desde o primeiro acolhimento, com uma equipe multidisciplinar. Além do assessoramento jurídico, as vítimas podem ser encaminhadas para casas de referência.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui