Defesa Civil de Encantado espera chuvas distribuídas e não concentradas ao longo do dia para rio ter vazão

Roberto Pretto explica que o formato do Rio Taquari, em ‘V’, faz com que ele se torne uma espécie de calha: a água bate no morro nas partes altas e desce ao longo de seu curso


0
Roberto Pretto monitora o rio em Encantado (Foto: Defesa Civil de Encantaedo / Arquivo / Divulgação)

Na manhã desta terça-feira (7), em entrevista ao Panorama, o coordenador da Defesa Civil de Encantado, Roberto Pretto, falou sobre o nível do Rio Taquari na parte alta do Vale e as perspectivas para a cheia em função da chuva ainda prevista para hoje.

Em pouco mais de 30 dias, esta é a terceira enchente que a região enfrenta. As outras foram nos dias 4 e 30 de maio. Conforme Pretto, a atual é a menor, com pico de 11,33m em Encantado, na madrugada desta terça. Nas anteriores, o nível chegou a 12,30m e 11,57m, respectivamente.


ouça a entrevista

 


Segundo ele, o nível do rio apurado em Encantado tem baixado desde às 6h15. Apenas uma rua foi fechada em função de alagamento, a Travessa Caiçara. As moradias são atingidas a partir da cota de 14,5 metros. No momento não se tem essa preocupação. Pretto calcula que por volta do meio-dia o rio comece a ceder em Estrela e Lajeado.

Pretto espera que a chuva prevista para esta terça seja distribuída e não concentrada. “Aí fica tranquilo e o rio se encarrega de levar a chuva embora.” Conforme ele, a previsão é de chuvas menores para hoje na comparação com a segunda (6) e o domingo (5), e melhoria no tempo a partir desta quarta-feira (8).

O coordenador da Defesa Civil de Encantando explica que 30 a 40 milímetros de precipitações, distribuídas ao longo do leito, não tem problema. O pior é se chove a partir de 50 a 60 mm em pouco tempo.

Pretto explica que o formato do Rio Taquari, em ‘V’, faz com que ele se torne uma espécie de calha: a água bate no morro nas partes altas e desce ao longo de seu curso. Quando chove pouco e em tempo mais espaçado, o manancial dá conta.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui