A chuvarada da madrugada desta sexta-feira (26), ultrapassou em cerca de 40 milímetros a média histórica para todo o mês de maio. Foram 130 milímetros em menos de seis horas.

O grande volume de água surpreendeu moradores de várias partes da cidade. No Centro, a garagem de um prédio foi tomada pela água, na rua Júlio de Castilhos. No bairro Imigrantes, diversas casas foram invadidas pela enxurrada.


Ouça a reportagem


A situação suscitou protesto de moradores, que chegaram a bloquear a rua Alfredo Arenhardt, como forma de cobrar medidas da prefeitura. “Esse é um problema antigo, de mais de 15 anos. A Câmara de Vereadores acabou de aprovar projeto que autoriza a substituição dos canos da tubulação pluvial. Isso vai dobrar a capacidade de vasão da água e assim, evitar novos alagamento. Mas como não temos controle sobre o tempo, antes de que o serviço pudesse ser feito, houve a chuvarada”, explica o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Sandro Bremm.

Também houve registro de ocorrências no Bairro dos Estados. Nenhuma rua foi obstruída. “Estamos acompanhando a evolução dos arroios Estrela e Boa Vista, que registraram muita chuva em suas calhas. Isso pode implicar em transbordo dos leitos, especialmente no interior”, comenta o coordenador.

Previsão de enchente

De acordo com Bremm, a Defesa Civil acompanha a movimentação do rio Taquari e seus afluentes. “Ainda é cedo para confirmar, mas poderemos ter uma cheia sim. Também é difícil de estipular a proporção, uma vez que ainda chove nas cabeceiras do rio, na região alta do Vale e a previsão informa de que ainda deve chover nesta sexta-feira e no sábado (27)”.

A Defesa Civil de Estrela mantém plantão de para monitoramento e atendimento de chamados. Os telefones de contato são: 3981 1174 ou 9 98761430. LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui