Defesa Civil de Lajeado descarta possibilidade de cheia: “população pode ficar tranquila”

Conforme o coordenador da pasta, Juliano Pedroso, apesar do grande volume de chuva, com acumulado de 141 mm, a situação é monitorada e não preocupa


0
Defesa Civil monitora elevação das águas do Rio Taquari em Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

Com a grande quantidade de chuva que caiu no Vale do Taquari, principalmente nesta terça-feira (7), feriado da Independência do Brasil, algumas pessoas, que moram às margens do Rio Taquari, ficaram em alerta quanto à possibilidade de cheias na região. Porém, apesar de, em algumas localidades ter chovido mais de 100 mm, conforme informações de colaboradores da Rádio Independente, não é motivo para preocupações, segundo o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Juliano Pedroso. “A população pode ficar tranquila, porque o rio está absorvendo bem essa água, tá dando vasão, inclusive a gente está com 13,6 metros apenas, então quase nada subiu”, relata.


OUÇA A REPORTAGEM


Coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Juliano Pedroso (Foto: Gabriela Hautrive)

Em Encantado, o nível das águas subiu cerca de um centímetro a cada última hora, conforme monitoramento feito na manhã desta quarta. Além disso, a chuva em Vacaria e outras cidades nas cabeceiras, foi de 30 mm na terça-feira (7), o que reforça um cenário de situação tranquila, segundo o coordenador. “A chance de inundação é praticamente zero, para não dizer que ela não existe, então a gente vai continuar monitorando, diretamente na régua de forma manual, visitando os locais de risco e avaliando a situação”, explica.

O monitoramento de forma manual, citado por Pedroso, se dá pelo fato dos cabos que medem o nível das águas no Porto de Estrela, terem sido furtados, o que impossibilita a leitura digital através do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do CPRM, Franco Turco Buffon, informou que uma equipe já está cuidando do caso e fará uma avaliação sobre o restabelecimento do serviço ainda nesta quarta-feira (8), mas a situação não afeta a população pelos fatos dos dados estarem sendo obtidos no local pela Defesa Civil, relata o coordenador. “Não tem a transmissão, mas a régua está lá e está funcionando, o que muda é que alguém precisar ir até lá e coletar o dado visualmente”. Pedroso diz que desde a madrugada de segunda-feira (6), até a manhã desta quarta-feira (8), choveu 141 mm na região. “É bastante coisa, mas é algo que que já foi que caiu solo absorveu, o rio já deu vazão”, completa.

Com previsão de chuva durante todo dia, a Defesa Civil de Lajeado seguirá monitorando a situação, mas reforça que não há nada que preocupe no momento. Quando existe a situação de chuva, de risco, o monitoramento é 24h por dia, então não seremos pegos desprevenidos”, pondera. Conforme informações do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, a previsão total de chuva para está quarta-feira (8) é de 30 mm e até por volta das 11h já havia chovido cerca de 27 mm. Em Encantado, segundo o site do CPRM, o acumulado de chuva foi de 149,4 mm nas últimas 48h.

Veja o vídeo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui