Defesa Civil de Lajeado segue monitorando modelos climáticos e recomenda que ribeirinhos permaneçam em abrigos

Cerca de 450 pessoas seguem alojadas no Parque do Imigrante


0
Roberto Locatteli (Foto: Luís Fernando Wagner)

A Defesa Civil de Lajeado segue monitorando os modelos climáticos para o Estado nos próximos dias. De acordo com a Sala de Situação da Defesa Civil estadual, existe a possibilidade de volumes de chuva de média a alta densidade pluviométrica nas nascentes do Rio Taquari para a quarta-feira (19), o que poderia resultar em novo episódio de enchente na região.

“O cenário no nosso Estado é instável. Na reunião desta segunda-feira (17) com o governado Eduardo Leite aqui em Lajeado, foi potencializado o clima de atenção que precisamos ter. A previsão inicial era de que até a quarta-feira (19) ao meio-dia poderíamos ter uma cheia na copa 28 metros. Porém, não há nenhum cenário a montante do Estado com chuvas que possam descer pra cá e atingir esta cota. O cenário agora está calmo. Nós vamos monitorando em cima dos dados que temos”, comenta o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Roberto Locatteli.

O tenente-coronel reforça a recomendação às pessoas que deixaram suas casas em virtude da enchente desta semana e buscaram abrigo na casa de familiares ou em instalações públicas, para que permaneçam em local seguro. “Não estamos liberando ninguém para retornar pra casa, porque não sabemos ainda quais são as condições do clima pra os próximos dias. As pessoas que estão na cota prevista, que fiquem em alerta. Pedimos para que estas pessoas não se coloquem em condição de risco. Qualquer dúvida, entrem em contato conosco”, ressalta Locatteli.

Em Lajeado, o número de 90 pessoas abrigadas no Parque do Imigrante, desde a catástrofe de maio, subiu para 450 alojados nesta semana, em função da atual cheia.

Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui