Defesa Civil Estadual emite novo alerta para inundações no Vale do Taquari

Aviso vale para 17 cidades gaúchas das bacias dos rios Taquari, Gravataí, Sinos e Caí.


0
Vista do Rio Taquari, em Cruzeiro do Sul na enchente da semana passada. (Foto: Arquivo/ Marcio Steiner)

A Defesa Civil Estadual emitiu na tarde desta quarta-feira (15) um alerta para possibilidade de inundação em 17 cidades gaúchas, em decorrência das chuvas acumuladas previstas para a partir de amanhã (16). O alerta tem vigência de 48 horas e foi emitido em função risco hidrológico (inundações) nas bacias dos rios Taquari, Gravataí, Sinos e Caí.

O aviso inclui cinco cidades do Vale do Taquari: Lajeado, Roca Sales, Estrela, Muçum e Encantado. O alerta vale ainda para Santa Tereza, na divisa da Serra com o Vale do Rio Pardo, onde passa o Rio das Antas, que desemboca no Rio Taquari. Os outros 11 municípios que podem sofrer inundações, segundo a Defesa Civil, são: Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, São Sebastião do Caí e Montenegro.

Leia também

Segundo a Defesa Civil, ao longo da quinta-feira (16) as chuvas retornam ao Estado, acumulando os maiores volumes novamente na metade norte gaúcha, onde o solo já encontra-se saturado e os rios acima da normalidade em função das chuvas e eventos de cheia ocorridos nos últimos dias. Os prognósticos indicam que a maior parte da chuva prevista deve virar escoamento superficial, contribuindo rapidamente com a elevação dos rios nas bacias da metade norte, bem como potencializando a ocorrência de inundações.

A MetSul Meteorologia, estima que choverá entre 50mm e 70mm da tarde para a noite desta quinta-feira (16) na Serra, sendo que em alguns municípios a chuva já poderá chegar pela manhã. De acordo com o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, são estimados 27mm para Lajeado nesta quinta. Na sexta-feira de manhã, o tempo já deve limpar.

As maiores respostas em função das chuvas devem ocorrer principalmente em nível de sub-bacia, ou seja, em córregos, arroios e rios de menor ordem, além de bacias com rápida resposta, como Taquari-Antas, Pardo e Caí, e também nas bacias do Sinos e Gravataí as quais seguem com níveis acima dos limites de inundação.

A Defesa Civil Estadual, juntamente com a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e de Infraestrutura, segue acompanhando a evolução das chuvas previstas a partir de amanhã (16). As nove Coordenadorias de Defesa Civil estão com todas as equipes técnicas mobilizadas para prestar suporte aos municípios.

Na sexta (17), as instabilidades perdem força e a chuva só acontece no norte gaúcho, no período da manhã, e ainda assim de forma isolada e fraca intensidade. No restante do Estado o tempo mistura sol com nuvens.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br
Fonte: Defesa Civil RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui