Defesa Civil projeta uma nova cheia para a região entre este domingo e segunda

Defesa Civil de Estrela projeta que Rio Taquari possa alcançar 23m ou 24m. Grupo Independente apresenta programação especial.


1
Vista do Rio Taquari, em Cruzeiro do Sul. Ao fundo, Estrela (Foto: Marcio Steiner)

O Departamento da Defesa Civil de Lajeado está em situação de alerta desde a madrugada deste domingo (12), por causa do grande volume de chuva das últimas horas – o dobro do que estava previsto, principalmente nas regiões mais altas. Segundo o coordenador da defesa de Lajeado Heitor Hoppe, conforme leitura do rio feita por volta das 8h em locais como Jaquirana, próximo a Cambará e que desemboca no rio das Antas, havia chovido 86mm. Devido ao grande volume, a projeção feita por Hoppe, o Rio Taquari poderá chegar a 21 ou 22 metros. “O que mais nos preocupa são as margens do rio por causa dos riscos de desmoronamentos nas encostas, como na Bento Rosa e Oswaldo Aranha.”

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Estrela, Sandro Bremm, choveu 108mm em Guaporé, por esse motivo também acredita em 21m ou 22m, provavelmente para esta noite ou madrugada. Às 18h30 deste domingo, a Defesa Civil de Estrela aumentou a projeção para 23m ou 24m

(Foto: Reprodução Facebook)

Em Lajeado, entre os pontos mais críticos, estão as proximidades do Supermercado Rede Super e Atacado Ferrari, no Bairro Centro – no local conhecido como Praia -, onde se abriu um grande clarão na encosta do rio.

Em relação ao transbordo do rio, os primeiros pontos a serem atingidos são as imediações da Rua Décio Martins Costa, cruzamento com a João Pessoa e a Santos Filho. Já a partir dos 20 metros, começam haver problemas na região do Parque dos Dick.

Muitas famílias haviam se programado para retornar neste domingo para as residências, mas os retornos foram cancelados pela Defesa Civil. Pelo menos cinco famílias de haitianos optaram em voltar para suas casas mesmo com riscos. Eles precisaram assinar um termo de responsabilidade por assumirem o risco de retorno.

Leitura

A leitura do volume do rio do às 20h em Estrela, apontava 19,63m, com uma elevação de 43cm em relação às 19h.  Na hora anterior o acréscimo havia sido de 48cm. Já em Encantado, a elevação entre 18h e 19h (última atualização) foi de 25cm, passando de 12,82m para 13,07m. Ao meio-dia, o nível do Rio Taquari em Encantado chegou a subir um metro. Ele continua subindo, porém a cada hora o acréscimo tem sido menor, tanto em Encantado, como em Estrela.

As primeiras ruas são interrompidas pelas águas em Lajeado, quando o nível do Taquari atinge os 19m. Às 19h50, a Av. Décio Martins Costa (Rua do Valão), no Centro de Lajeado, já foi atingida pela água.

A maioria das famílias desabrigadas no Vale do Taquari devido à cheia do meio da última semana, quando se atingiu 27,39m no porto de Estrela, a maior dos últimos 64 anos, seguem fora de suas casas. Elas estão alojadas em ginásios e espaços públicos oferecidos pelas prefeituras.

Saiba mais: Acompanhe o nível do Rio Taquari

Programação especial

O Grupo Independente está monitorando as informações e repassando aos ouvintes e internautas desde a manhã deste domingo. Das 18h deste domingo (12) às 5h desta segunda (13), apresenta uma programação especial pela Rádio Independente (FM 91,7/AM 950) e pela Tropical 103,7 FM, bem como suas plataformas digitais.

Às 5h as duas emissoras voltam a apresentar suas programações normais, com atenção especial para a nova cheia do Rio Taquari.

Texto: Rita de Cássia e Ricardo Sander
redacao@independente.com.br

 

1 comentário

  1. Até quando a defesa civil e os prefeitos irão se preocupar com as cheias? Está mais que na hora de criar os tal de bolsões em Muçum, Encantado, Roca Sales, isso irá amenizar e muito as enchentes…

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui