Delegacia de Polícia de Estrela terá novo endereço a partir de setembro

Localizado na Rua Coronel Müssnich, no Centro, espaço foi reformado e recebe últimos ajustes de pintura, parte elétrica e internet.


0
Prédio está localizado na Rua Coronel Müssnich, no Centro, esquina com a Rua Coronel Flores (Foto: Gabriela Hautrive)

O antigo prédio em que funcionava a Secretaria de Agricultura de Estrela, localizado na Rua Coronel Müssnich, no Centro, esquina com a Rua Coronel Flores, número 451, passará a ser o novo endereço da Delegacia de Polícia do município a partir do mês de setembro. Órgão funciona atualmente na Avenida Rio Branco em um prédio centenário que também pertence ao Governo do Rio Grande do Sul, mas apresenta uma estrutura precária e danificada, sem possibilidade para reforma.

Titular da Delegacia de Polícia de Estrela, Juliano Stobbe (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme o titular da Polícia Civil de Estrela, Juliano Stobbe, entre as principais mudanças do novo endereço, está a localização e qualificação no atendimento à comunidade. “Todos os órgãos policiais primam por um registro de ocorrência mais reservado para proteger a própria vítima, que muitas vezes relata fatos constrangedores, em casos de violências domésticas e sexuais. Fazer isso em um espaço aberto, com várias pessoas escutando, constrange e inibe a descrição do fato de uma maneira mais correta. Esse problema vamos conseguir sanar no novo espaço”, explica.

Um sonho antigo dos policiais e também da população local, a reforma do espaço começou em janeiro de 2020 e recebeu repasse de R$ 116 mil do Poder Judiciário, referente a penas alternativas e outros R$ 53 mil do Ministério Público, oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), valores administrados pelo Grupo de Apoio à Polícia Civil de Estrela (Gapocie).

A nova casa contará com salas para secretaria e registro de ocorrência, dois cartórios, cinco salas para policiais, cozinha e banheiros. Além disso, conta com reforço na segurança. “Atualmente nosso prédio tem uma segurança vulnerável e isso não vai acontecer no novo. Haverá um cercamento, tanto eletrônico de alarme a câmeras, quanto físico, de um gradeamento feito especialmente para delegacia”. Stobbe também destaca outros pontos, como melhora na iluminação e acessos ao prédio. “Todas essas questões que vulnerabilizam um prédio, nós tentamos minimizar na delegacia nova”.

Ainda não há um dia determinado para mudança, mas ela deve ocorrer em setembro deste ano. Durante o processo de modificação, a sede da Polícia Civil poderá ficar fechada entre um a dois dias. “Isso não quer dizer que os fatos acontecidos em Estrela ficarão sem atendimento, o que não vai ser possível é utilizar o órgão policial, computadores e estrutura, mas os policiais estarão nas ruas”, relata. Nesse período, ficam como opções de registros de ocorrências, o sistema online e também a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, com sede em Lajeado.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui