Delegacia especializada no combate às organizações criminosas deve aliviar demanda da DP de Lajeado

Draco será inaugurada no próximo dia 11, com a presença da Chefe de Policia RS, Nadine Anflor.

1
Delegado Dinarte Marshall Júnior será o titular da nova unidade policial do Vale do Taquari (Foto: Tiago Silva)

A partir de 11 de dezembro, a região terá uma delegacia especializada no combate a organizações criminosas e a crimes como lavagem de dinheiro, homicídios, tráfico, furtos e roubos de cargas e abigeatos. A inauguração da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) será às 16h30. A Chefe de Polícia do estado, delegada Nadine Anflor, deve estar presente à cerimônia.


ouça a entrevista

 


A unidade policial ficará na Avenida dos 15, no Bairro Florestal, em Lajeado, e terá como titular o delegado Dinarte Marshall Júnior, que até então respondia pela Delegacia de Polícia (DP) de Cruzeiro do Sul. O imóvel onde ela será instalada tem mais de 820m², e o aluguel será custeado pelo município de Lajeado. A estrutura conta com um miniauditório, centro para reunião de operações, quatro cartórios e sessão de investigação. “É um prédio muito bem localizado, porque temos acesso a todas as rodovias”, destaca o delegado.

A especializada terá equipes voltadas para investigações específicas. “Eu não gosto de fizer que ela é uma delegacia especializada; ela é uma delegacia direcionada a determinados crimes”, comenta Marshall Jr. A Draco terá jurisdição em toda a área da 19ª Delegacia Regional de Polícia (19ª DRP), que abrange 31 municípios do Vale do Taquari.

O delegado estima que a unidade deve reduzir pela metade a demanda da Delegacia de Polícia de Lajeado. “Alguns crimes aqui de Lajeado, como tráfico de drogas, irão todas para Draco. Já dos demais municípios do Vale do Taquari vão para Draco somente os envolvidos com organizações criminosas”, explica.

Será feito um remanejamento entre as delegacias locais para compor o efetivo da Draco, incluindo os cinco agentes destinados à região recentemente pelo governo do Estado. O quadro de 15 policiais deve estar completo a partir do primeiro trimestre de 2020.

A designação do Vale do Taquari como sede de uma unidade Draco foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 14 de dezembro de 2018. Será apenas a 16ª dessa natureza em todo o Rio Grande do Sul — a mais próxima da região fica em Santa Cruz do Sul.

Conforme o delegado Marshall Jr, “essa conquista que estamos atingindo é uma caminhada que já se iniciou há 20 anos”. Para ele, foi fundamental a participação ativa da administração municipal na área da segurança pública — e principalmente no custeio do prédio — para a confirmação da Draco em Lajeado.

O delegado estima que o investimento para adaptar o imóvel para tornar-se uma repartição policial foi de cerca de R$ 200 mil. Ele destaca ainda as doações de empresários e da comunidade local para viabilizar com infraestrutura e equipamentos.

1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui