Denominação de ruas e pavimentação são aprovados pelo Poder Legislativo de Arroio do Meio

Realocação da praça de pedágio da ERS-130 não é admitida pelos vereadores


0
Foto: Marcio Steiner/Divulgação

Em encontro com todos os vereadores presentes, quatro Projetos de Lei do Poder Executivo de Arroio do Meio estiveram na ordem do dia, na sessão ordinária do Poder Legislativo desta quarta-feira (16). A presidência é do vereador Cesar Kortz (MDB).

Entre os assuntos que também foram abordados pelos vereadores esteve o leilão para concessão da ERS-130 e, com isso, a proposta da realocação da praça de pedágio, que atualmente é gerenciada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e está instalada em Encantado, para o perímetro de Arroio do Meio. Os vereadores se muito preocupados e não admitem tal iniciativa. Eles avaliam que isso significa um retrocesso para a localidade de Palmas, que tem se desenvolvido significativamente nos últimos anos. Os parlamentares observam que isso iria dividir o município.

Boa parte dos vereadores também se mostrou extremamente insatisfeito com a empresa RGE, devido ao longo período de falta de energia elétrica após o temporal do último dia 5 de junho. Os representantes do povo salientam que o problema se dá principalmente devido aos postes de madeira e a falta de poda das árvores.

Também foi bastante debatido e comemorado o anúncio do Governo do Estado da destinação de verbas para acessos asfálticos em todo o Rio Grande do Sul, contemplando, entre eles, os trechos de Arroio do Meio a Capitão e a Travesseiro.

Os vereadores analisaram e votaram as seguintes preposições:

O projeto 027 que concede denominação de Ruas para os Loteamentos Residenciais Imperador I e Imperador II, no Bairro Dom Pedro II. Ao todo são sete vias que receberão os seguintes nomes: Rua Edvino Graf; Rua Leopoldo Gabriel; Rua João Graf; Rua Hilda Graf; Rua Helena Gabriel; Rua Jacó Gabriel; e Rua Romaldo Graf.

O projeto havia tido pedido de vistas na sessão anterior por parte do vereador Nelson Paulo Backes (PDT), alegando discordar da forma que está sendo feita a denominação de Ruas. Na sessão desta quarta (16) ele falou de sua satisfação de saber da ligação das pessoas que darão nome às referidas ruas, elogiando a iniciativa. Observou a necessidade da retirada do nome de Romaldo Graf, pelo fato de que a pessoa ainda vive. Sugeriu que deixe apenas uma abreviação para uma manutenção futura.

Marcelo Schneider (MDB) também elogiou a iniciativa por homenagear essas pessoas. Roque Haas, o Rocha (PP), destacou o gesto dos vereadores Backes e Schneider, para que todos saibam quem são as pessoas mencionadas como nomes de ruas. O projeto, com emenda legislativa, foi aprovado por unanimidade.

A matéria 032 que autoriza o Poder Executivo a executar pavimentação com pedras regulares de basalto, mediante Contribuição de Melhoria da Rua das Hortênsias, no Loteamento Elio Fuhr, Bairro Bela Vista. A proposição foi aprovada por todos.

Também foram aprovados os projetos: 033 que dá nova redação ao artigo 1º, item b, da Lei Municipal nº 2.631, de 26 de maio de 2008, a qual dispõe sobre denominação de ruas no bairro São Caetano; e 034 que altera dispositivos da Lei nº 3.631, de 16 de novembro de 2017.

Baixado

Fica baixado na Casa o projeto 029 que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município para o período de 2022 a 2025.

Próxima sessão

A próxima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio será realizada no dia 7 de julho às 18h30. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui