Departamento de Trânsito de Lajeado dá dicas para sair de férias com segurança

O tema acompanha as orientações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)


0

O Departamento de Trânsito de Lajeado lança a campanha “Férias em Segurança”, com o objetivo de divulgar dicas sobre manutenção preventiva de veículos nesta época do ano. O tema acompanha as orientações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que promove campanhas sobre educação no trânsito com temas diferentes todos os meses do ano com o objetivo de relembrar a importância dos assuntos e cuidados. Entre novembro e janeiro, o foco da campanha é a revisão dos veículos antes das viagens de final de ano. “A gente costuma falar sobre quais são as atitudes corretas para se fazer durante uma viagem, mas tão importante quanto isso é falar sobre o momento antes de viajar. A manutenção preventiva, além de diminuir os estragos do veículo, pode evitar acidentes”, disse Vinícius Renner, coordenador do Departamento de Trânsito. Para a campanha “Férias em segurança”, o Departamento de Trânsito de Lajeado elaborou as principais dicas para manter o veículo seguro para as viagens de final de ano.

Saiba o que é importante fazer antes de viajar:

– Verifique a calibragem e o desgaste dos pneus – Todo veículo tem a pressão ideal dos pneus indicada pelo manual do proprietário. Antes de sair em viagem, é importante fazer o balanceamento e a geometria nos pneus. Este procedimento aumenta a vida útil do equipamento, diminui o consumo de combustível e proporciona mais segurança na condução do veículo.

– Verifique o nível e a validade do óleo do motor – O óleo ideal e a quilometragem a se percorrer a cada troca também é indicado pelo manual do proprietário. Estar atento para o uso correto do óleo diminui o consumo de combustível e aumenta a vida útil do motor. O nível baixo do óleo pode ser sinal de desgaste excessivo e o indicado é levar o veículo até uma oficina mecânica para se fazer uma avaliação.

– Verifique o nível de água do radiador – O nível correto de água no radiador do veículo evita o superaquecimento do motor. Este é um dos problemas mais graves e sérios que podem ocorrer em um automóvel, podendo levar à fundição do motor e até a um incêndio no sistema. Nunca se deve abrir o reservatório de água do radiador com o motor quente. A água em altas temperaturas gera pressão no sistema, e a abertura da tampa pode fazer a água esguichar causando sérias queimaduras. Se houver a necessidade de completar o nível de água do reservatório, deve-se esperar o motor esfriar um pouco e utilizar um pano sobre a tampa, a fim de absorver a pressão de água que sairá em forma de vapor.

– Verifique o sistema elétrico – O sistema elétrico compreende todo o sistema de iluminação do veículo, incluindo a luz de placa, farol, sinaleiras dianteiras e traseiras, luzes indicadoras de direção (pisca) e luz de ré. Por meio das luzes do veículo, é feita a comunicação com os outros usuários da via, sinalizando as intenções do motorista e demarcando sua posição na via. Falhas no sistema elétrico podem ocasionar infrações de trânsito de natureza média, gerando 4 pontos ao prontuário do condutor mais o pagamento de multa no valor de R$ 130,16.

– Verifique o sistema de freio – O sistema de freio representa o principal item de segurança do veículo. A verificação deve ser feita por profissionais especializados em oficinas mecânicas. Geralmente o desgaste não apresenta sintomas, por isso é muito importante, principalmente antes de sair de viagem, fazer uma inspeção. AI/RC

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui