“Dependendo da chuva de hoje, podemos ter condições de cheia a partir de amanhã”, afirma estudioso, Edelbert Jasper

Estudioso diz ainda que comportas das principais barragens do Rio das Antas estão abertas


0
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

A previsão para uma enchente no Vale do Taquari nesta semana deve se confirmar. Pelo menos é o que alertam as Defesas Civis e referências da área na região. Em entrevista à Rádio Independente, o estudioso, ex-prefeito de Colinas e atual secretário da Educação do município, Edelbert Jasper, confirmou as possibilidades, mas destacou que o volume milimétrico ainda não é o suficiente para a cheia iniciar nesta segunda-feira (2).


OUÇA A ENTREVISTA


De acordo com Jasper, caso os volumes previstos se confirmarem, a partir desta terça-feira (3), o rio começará a sair de seu leito. “Dependendo da chuva de hoje (segunda-feira), podemos ter condições de cheia a partir de amanhã (terça-feira)”, destaca. Outro fator que impacta as condições de cheia na região é a quantidade de água que o rio recebe do Rio das Antas, nascente do Rio Taquari. “Falando com as defesas civis dos municípios das regiões altas, as represas estão cheias e as comportas abertas. Então o preocupante é que toda a água que cair agora irá descer até nós, por isso seguiremos monitorando”, reitera o estudioso.

Jasper também não descartou a possibilidade de se repetir o cenário vivido em 2020, quando o Vale teve uma enchente histórica. “Ainda está sob controle. Se chover entre 60/70 mm, o rio consegue absorver a água. Agora, se houver concentração de 180mm em apenas um dia, é um problema muito sério”, finalizou.

De acordo com apuramento da Rádio Independente as comportas da Barragem Eclusa, de Bom Retiro do Sul, também estão abertas.

Texto: Vinicius Mallmann
regional@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui