“Depressão não tratada é um dos principais fatores de risco para a tentativa de suicídio”, afirma psiquiatra

“Dentre os critérios da depressão, o nono critério é ideias suicidas, atos suicidas”, explica Rafael Moreno.


0
Foto: Lucas George Wendt / Univates / Divulgação

Depressão e suicídio foi pauta da conversa com o médico psiquiatra Rafael Moreno nesta segunda-feira (14). “A depressão é o transtorno mais associado com o suicídio em termos absolutos”, explica. “Em geral, as pesquisas mostram que em torno de um terço dos indivíduos que se matam apresentavam algum transtorno de humor, em geral depressão e também a depressão bipolar.”


OUÇA A ENTREVISTA

 


 

“A depressão não tratada é um dos principais fatores de risco para uma tentativa de suicídio. A pessoa que tem depressão, muitas vezes, tem a ideação suicida. Dentre os critérios da depressão, o nono critério é ideias suicidas, atos suicidas. E a gente tem que levar isso muito a sério, porque a ideação suicida é um critério de gravidade dentro da depressão. Não é todo mundo que tem depressão que tem ideias suicidas, em torno de um terço tem”, explica.

“A gente tem que estar muito atento”, defende o profissional, ao dizer que “depressão e ideação suicida é diferente o tratamento”. Conforme o psiquiatra, “a depressão é mais perigosa quando acompanhada do alcoolismo”. “Homens entre 40 e 50 anos, que usam álcool, são de alto risco”, alerta.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui