A deputada estadual Franciane Bayer (PSB) reuniu-se com o governador Eduardo Leite Na terça-feira (9), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Na pauta do encontro a regulamentação da lei de sua autoria, sancionada em 2019, que pretende incentivar e fomentar o futebol feminino no Estado.
A Lei 15.416/2019, determina que as entidades da administração pública indireta, ao patrocinarem o futebol profissional, deverão destinar 5% para que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) incentive e organize competições de futebol feminino.
Um grupo de trabalho deverá ser criado nos próximos dias para tratar da regulamentação para que a lei entre em vigor, beneficiando os times ainda nas competições deste ano. “A aplicação dos valores ficará sob responsabilidade da Federação que poderá, por exemplo, efetuar o pagamento de hospedagem, transporte e alimentação das atletas durante as competições”, explicou Franciane, ao salientar a expectativa de que a lei estimule também a iniciativa privada. “Este é o pontapé inicial para valorizarmos a modalidade que vem crescendo nos últimos anos e carece de investimentos público e privado. Queremos que o futebol feminino desponte, em especial os times do interior que não têm as mesmas oportunidades”, finaliza. AI/LF