Deputados gaúchos pedem que o MP investigue denúncias de negligência com pacientes de câncer durante a pandemia

Assunto foi debatido na quinta-feira (18) em reunião virtual.


0
Foto: EBC)

Parlamentares gaúchos pediram ao MP (Ministério Público) a apuração de denúncias noticiadas na imprensa sobre casos de pacientes de câncer e outras doenças que teriam deixado de receber atendimento durante desde o começo da pandemia de coromavírus. O assunto foi debatido nesta quinta-feira (18) em reunião virtual com o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dalazen, e a coordenadora da Saúde no MP, Ângela Rotunno.

A solicitação partiu da deputada estadual Franciane Bayer (PSB) e de seus colegas Zé Nunes, Pepe Vargas e Valdeci Oliveira (os três do PT). Considerando o tema de grande urgência, Dalazen informou que abrirá expediente investigatório para levantar dados e buscar soluções:

“Vamos designar alguns promotores para, além de atuarem neste expediente, acompanharem as reuniões da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, a fim de realizarmos um trabalho conjunto de diagnóstico, identificação de gargalos e construção de soluções”.

A bancada do PT formalizou, em um documento, as denúncias recebidas pelos parlamentares de pacientes e familiares, além das notícias veiculadas na imprensa. Os relatos sugerem um quadro preocupante.

De um lado, pacientes desesperados, buscando atendimento médico pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e não o encontrando, sob a alegação da pandemia. No outro, os responsáveis pela administração dos serviços e pela gestão da saúde no Estado, informando que esses atendimentos têm diminuído por conta do afastamento dos pacientes, temerosos com a Covid-19.

Fonte: O Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui