Desbarrancamentos interrompem trechos da Rua Oswaldo Aranha, no Centro de Lajeado

O ponto de encontro e lazer de muitos lajeadenses, cedeu em razão das enchentes.


0

O cenário de destruição na Rua Oswaldo Aranha, que espanta e também atrai curiosos, exigiu por parte da Prefeitura de Lajeado a interdição de trechos da via nesta segunda-feira (13), em função de desbarrancamentos. Um dos pontos interditados fica situado entre as ruas Bento Gonçalves e Júlio de Castilhos, onde parte da estrutura de um dos belvederes mais frequentados pelos munícipes, situado em frente ao Restaurante Barranco, ponto de encontro e lazer de muitos lajeadenses, cedeu em razão das enchentes que se sucederam nos dias 8 e 9; e 12 e 13 de julho.

A estrutura está cedendo, e logo após a queda de parte da estrutura de concreto, uma árvore e um poste de iluminação tombaram. A concessionária de energia foi acionada para que os riscos sejam mitigados, desligando a energia onde fosse necessário.

Para evitar transtornos ao trabalho das equipes, a Rua Bento Gonçalves foi fechada desde o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco em direção a Rua Oswaldo Aranha, sendo permitido o acesso somente aos moradores. Para evitar rotas alternativas para se chegar à Rua Oswaldo Aranha, o trecho recentemente prolongado da Rua Capitão Leopoldo Heineck também foi fechado, evitando fluxo de veículos nos trechos afetados.

Foto: Rafael Scheeren Grün

Um segundo trecho da Rua Oswaldo Aranha, compreendido entre as vias São Sebastião e Rio Branco, também segue interditado em função do desbarrancamento da calçada de passeio. Três árvores grandes serão cortadas na tarde desta segunda-feira para evitar que tombem arrancando parte do pavimento da rua. Por terem raízes grandes e estarem na iminência de tombar, oferecendo grande risco aos moradores de casas muito próximas, será feito o corte destas três paineiras da barranca do Rio Taquari em um dos pontos históricos onde a cidade começou a ser formada. “É muito triste ver o estrago, a desolação das pessoas, mas precisamos focar primeiramente na eliminação dos riscos à população e, depois, com a força da nossa comunidade, reconstruirmos o que a enchente destruiu”, afirmou o prefeito Marcelo Caumo.

Foto: Rafael Scheeren Grün

Um terceiro ponto da barranca da Rua Oswaldo Aranha também desbarrancou, levando parte da calçada de passeio. Ele fica situado entre a Rua Bento Gonçalves e o trecho de uma via, ainda sem denominação, que dá acesso ao parque que está em construção na beira do rio. O local foi sinalizado e interditado pela Prefeitura de Lajeado. AI/RC


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui