Desde 1996 não era registrado uma demora tão grande na apuração dos resultados das eleições

PSDB e PT, que já foram gigantes, saem encolhidos das eleições de 2020.


0

Fiasco geral

O primeiro turno das eleições deste ano ficou marcado como uma derrota da Justiça Eleitoral e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsáveis pela apuração e divulgação dos resultados das urnas. Desde 1996 não era registrado uma demora tão grande na apuração dos resultados. O fiasco do TSE não se limitou à demora na divulgação de resultados. No domingo, o app E-Título não funcionou.

Confirmou a renovação

Conforme divulgado nesta Coluna, na edição do último sábado, a renovação na Câmara de Vereadores de Lajeado se confirmou em mais de 50% para a próxima legislatura. MDB conquistou cinco e PP seis vereadores, dentro do esperado. O PSDB com dois e PT e PSB, um cada, também confirmaram os cálculos.

Surpresa

Entre os nove novos vereadores eleitos, Ana da Apama (campeã de votos) e o Vavá foram as maiores surpresas dentro do MDB. Deoli Gräff e Heitor Hoppe surpreenderam no PP e Adriano Rosa, no PSB. PT já esperava a reeleição de Sérgio Kniphoff, e o PSDB tinha Paula Thomas e Márcio Dal Cin entre os mais votados.

De fora

Depois de alguns mandatos no Legislativo, Waldir Blau (MDB), Ildo Salvi (PSDB), Waldir Gisch (PP), Sérgio Rambo (PT) e Ernani Teixeira (PP) ficam de fora dos eleitos. Neca Dalmoro (MDB) e Nilson Do Arte (PP), ambos de primeiro mandato, também não renovaram seus mandatos.

No sangue

Os novos vereadores eleitos em Cruzeiro do Sul, Daia Maria (MDB) e Isidoro Weschenfelder (PP), são filhos dos ex-vices-prefeitos Zé Iran e Inácio, respectivamente. Ou seja, chegam com DNA político ao Legislativo.

Foram todos

Dos 11 atuais vereadores de Arroio do Meio, apenas três não concorreram: Luís Both, Kiko Noronha e Darci Hergessel. Os oito demais concorreram e conseguiram a reeleição.

Queda

PSDB e PT, que já foram gigantes, saem encolhidos das eleições de 2020. Há quatro anos, o PT conquistou 254 municípios no Brasil já no primeiro turno, este ano despencou para 179. Já o PSDB perdeu 35% dos 785 prefeitos que elegeu há quatro anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui