Desfile Farroupilha reúne cerca de 400 cavalarianos em Lajeado

Atividade integrou programação alusiva ao 20 de Setembro


0
Foto: Luís Fernando Wagner

Cerca de 400 cavalarianos participaram do Desfile Farroupilha de Lajeado, na manhã desta segunda-feira, feriado de 20 de Setembro. A atividade integrou a programação da Semana Farroupilha, organizada pela prefeitura, através de Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com a  Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha (AMTG) de Lajeado e 24ª Região Tradicionalista.

Os participantes, a maioria ligados a CTG’s, Piquetes e demais entidades tradicionalistas, se concentraram no Parque Ney Santos Arruda, nos fundos da Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola, de onde partiram em cavalgada, por volta das 9h.

Homens, mulheres e até crianças cumpriram no “lombo do cavalo” , o itinerário, que passou pelas ruas Borges de Medeiros, Júlio de Castilhos, avenidas Senador Alberto Pasqualini, Benjamim Constant e, por fim,  a Rua Santos Filho, reta final para o ponto de chegada: o Acampamento Farroupilha, no Parque Professor Theobaldo Dick.

No local, houve ato solene de recepção à Chama Crioula e pronunciamento de autoridades. Em sua fala, o prefeito Marcelo Caumo, que liderou o desfile empunhando a bandeira do município de Lajeado, falou que o orgulho pelas tradições é o segredo do sucesso da programação Farroupilha de Lajeado. “Esta é a consolidação do Parque dos Dick como símbolo de Lajeado, de acampamento , de confraternização, de vivência, de amizade e de alegria. Isso dá tão certo porque se misturam os gaúchos, a população em geral, aquele que usa a bombacha ou  que não usa. Não importa. O que importa é que todos que estão aqui sentem orgulho em cantar o Hino Nacional Brasileiro, mas quando toca o Hino do Rio Grande, além do orgulho,  ele mexe com nosso coração, com nossa essência, e demonstra porque somos um povo aguerrido, trabalhador e que recebe bem. Nós somos assim”, discursou.

A programação da Semana Farroupilha de Lajeado encerra-se nesta segunda-feira (20), com 17h – show de Pablo Pereira, às 17h; apagar da Chama Crioula e protocolo de encerramento, com participação do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, às 19h, e o show de fechamento das atividades, às 21h, com o grupo Alma Crioula.

Veja vídeos:

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui