Destaque no Estado, Lajeado cria 413 novas vagas de emprego entre 2020 e 2021

Dados foram apresentados durante o Fórum Regional do Sistema Fecomércio-RS nesta terça-feira (14), no Teatro do Sesc.


0
Economista-chefe da Fecomércio-RS Patrícia Palermo cita que ser grande foi um diferencial para sobrevivência na pandemia. (Foto: Nícolas Horn)

Um dos indicadores que mede com propriedade a retomada econômica é a geração de postos de trabalho. No setor varejista, Lajeado se destaca pela criação de 413 novas vagas de emprego entre março de 2020 e julho de 2021. Os dados foram apresentados durante o Fórum Regional do Sistema Fecomércio-RS, que ocorreu nesta terça-feira (14), no Teatro do Sesc.

Para o presidente do Sindilojas-VT Kiko Weimer, a geração de empregos é muito importante nesse momento de retomada. “Realmente nos surpreendeu o número de empregos criados no setor do comércio varejista, passa de 400 o saldo positivo. E Lajeado hoje representa um sexto de toda a região Centro e Metropolitana aqui do Estado”.

A evolução das vendas nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs) foi apresentado pela economista-chefe da Fecomércio-RS Patrícia Palermo, que falou sobre os diferentes impactos da pandemia para o comércio.

Patrícia avalia o momento, citando que são aspectos positivos o avanço da vacinação, a redução do contágio e o aumento da confiança das pessoas, o que resulta no aumento do consumo. Por outro lado, existem alguns freios importantes na economia, especialmente relacionados ao crescimento da inflação.

“A inflação está muito mais alta e mais persistente do que se imaginava e fortemente capitaneada por coisas que são muito importantes nos orçamentos das famílias como alimentos, energia e combustíveis. Com a inflação subindo, os juros também sobem para tentar frear esse aumento de preços, o que resulta em um crédito mais caro”, avalia.

“O melhor natal dos últimos anos”

Para o restante do ano as perspectivas são positivas, conforme o presidente do Sindilojas-VT. “Acredito que só tende a melhorar. Inclusive a geração de empregos vai aumentar com a abertura de novas empresas na cidade. Eu tenho certeza que nós vamos ter o melhor natal dos últimos anos”, projeta Weimer.

Patrícia confirma a percepção otimista. “A gente tem uma expectativa positiva, vamos terminar o ano com aumento de vendas em relação a 2020, que foi um ano muito complicado, e para 2022, apesar da grande incerteza com as eleições, esperamos continuar avançando”, afirma.

Fórum Regional ocorreu no auditório do Sesc Lajeado respeitando protocolos de distanciamento. (Foto: Nícolas Horn)

O Fórum Regional do Sistema Fecomércio-RS ainda contou com painéis apresentando o Representa+, uma nova plataforma digital para acompanhamento Legislativo, os impactos da informalidade e assessoria econômica. Estiveram presentes os presidentes dos sindicatos da Serra, Vales e Região Metropolitana.

Texto: Nícolas Horn
Contato: nicolas@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui