Dez municípios do Vale do Taquari não terão aulas presenciais em 2020

Decretos assinados pelos prefeitos impede a realização de atividades nas redes pública e privada nos educandários.


0
Foto: Gabriela Hautrive Arquivo / Divulgação

Os prefeitos de dez municípios do Vale do Taquari decretaram que não será permitido o retorno das aulas presenciais nas redes municipal, estadual e privada nas cidades que administram no ano de 2020. A medida visa impedir a disseminação da Covid-19. Conforme informação da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Estrela, esta determinação vale para os municípios de Anta Gorda, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Imigrante, Nova Bréscia, Progresso, Putinga, Tabaí, Taquari e Westfália.

Diversos municípios da região já retomaram as aulas presenciais na rede privada e/ou municipal. Em Lajeado a rede privada já tem aulas presenciais de educação infantil (para crianças de 3 a 5 anos)  e Ensino Médio e da rede municipal (para crianças de 4 e 5 anos).

Rede estadual do Vale do Taquari não volta nesta terça

O Governo do Estado autorizou o retorno das aulas do Ensino Médio a partir desta terça-feira (20), mas como as escolas estaduais da região ainda não receberam os equipamentos de proteção individual (EPIs) e material de higiene para professores, funcionários e alunos, isso não ocorrerá no Vale do Taquari. Conforme a CRE, ainda não há previsão para o recebimento deste material e consequentemente, para o retorno das aulas presenciais na rede estadual. A primeira data prevista pelo governo estadual, já prorrogada pela falta de EPIs, era 13 de outubro. Algumas regiões já receberam o material e poderão retomar s atividades nesta terça.

Calendário de retorno das atividades em Lajeado:

15/09 – Educação Infantil das escolas privadas – Em funcionamento
21/09 – Ensinos Superior e Ensino Médio das escolas privadas (municipais não têm ensino Médio) – Em funcionamento
1º/10 – Educação Infantil das escolas municipais (apenas para alunos de 4 a 5 anos) – Em funcionamento
20/10 – Ensino Médio (escolas estaduais) – Não realizada
28/10 – Anos Finais do Ensino Fundamental (todas as redes)
12/11 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (todas as redes)

Errata: inicialmente a 3a CRE havia informado que o município de Encantado também havia decretado que não retornaria com as aulas presenciais em 2020. Tal fato foi negado pela secretária da Educação de Encantado, Greicy Weschenfelder.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui