Dia C mobiliza colaboradores da Sicredi Integração RS/MG

Lar da Menina, em Lajeado, e ONG do Projeto Reciclagem Solidária, de Cruzeiro do Sul, estiveram entre as entidades beneficiadas


0
Agência do Centro de Lajeado mobilizou 29 colaboradores / Foto: Divulgação

O Dia C (Dia de Cooperar), comemorado sempre no primeiro sábado de julho, no Dia Internacional do Cooperativismo, mobilizou dezenas de colaboradores das agências da Sicredi Integração RS/MG.

Cada agência definiu a forma de contribuir. A unidade do Centro de Lajeado, por exemplo, escolheu como beneficiário o Lar da Menina, onde a turma de 29 voluntários se dividiu em grupos para trabalhar na horta, limpeza e pintura da instituição. “Foi muito gratificante participar da ação. Um sentimento de pertencimento, orgulho e gratidão por poder doar um pouquinho do nosso tempo em função de algo maior”, afirmou o gerente Paulo Roberto Wickert.

Na agência de Cruzeiro do Sul a equipe optou por apoiar a área ambiental/social, via ONG do Projeto Reciclagem Solidária. Este programa ganhou força no passado e o recurso arrecadado com a venda dos resíduos recicláveis é destinado para crianças com problemas de saúde (75%) e para a Apama (25%).

A gerente administrativa financeira Carine Lauxen Martinelli compartilhou sua satisfação por fazer parte. “Já auxiliava eles guardando e levando os meus recicláveis, mas ajudar na separação foi bem importante para conhecer o todo. Acredito que juntos nós podemos transformar nossa sociedade em um lugar melhor para se viver, e nós como seres humanos podemos ser mais responsáveis pelas nossas atitudes cotidianas”. Para ela, fica também a mensagem de que estas ações servem de motivação para outras pessoas. “É como uma corrente infinita do bem”, concluiu.

Pintura em escolas, ajardinamento, doações de sangue, arrecadação de alimentos, testes de saúde e destruição de mudas de árvores foram mais algumas das atividades realizadas pelas demais agências da Sicredi Integração RS/MG.

Saiba mais
Neste ano, o mote do Dia C, foi “atitudes simples movem o mundo”, sendo marcado por ações de responsabilidade social nas comunidades, alinhadas aos princípios do cooperativismo e por meio de voluntariado. “O Dia C é uma data muito especial para o Sicredi, pois mobiliza milhares de pessoas e promove uma série de ações que contribuem para o desenvolvimento local. Queremos fomentar o movimento de voluntariado através da cooperação, do compartilhamento do tempo e do conhecimento das pessoas. Entendemos que assim construiremos juntos uma sociedade mais próspera e solidária”, afirma Romeo Balzan, superintende da Fundação Sicredi.

A iniciativa local integrou um movimento nacional da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que busca demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.  AI/EF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui