Dia “D” da Multivacinação ocorre na maioria dos municípios da região neste sábado

No total, serão 18 diferentes tipos de vacinas disponibilizadas


0
Foto: Artur Dullius

Durante o mês de outubro, o Brasil inteiro está mobilizado com a Campanha Nacional de Multivacinação. Neste sábado (16), ocorre em todo o país o dia “D” para a imunização. Das 37 cidades pertencentes a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS), com sede no Vale do Taquari, praticamente todos os municípios estão organizando ações especiais para a atualização do calendário vacinal de rotina.


ouça a reportagem

 


Segundo explica o coordenador adjunto da 16ª CRS, Ederson da Rocha, o Dia D estava inicialmente marcado para o primeiro sábado de outubro (2). Portanto, algumas cidades já realizaram a ação nesta data. “O dia D estava agendado para 2 de outubro, mas o Ministério da Saúde transferiu para o dia 16. Como alguns municípios já haviam se organizado e realizaram esta vacinação, talvez eles não terão público suficiente para organizar uma nova equipe. São poucos estes municípios e a maioria vai fazer o dia D amanhã”, afirma.

A campanha é direcionada para crianças e adolescentes de zero até 15 anos. De acordo com o coordenador adjunto, a pandemia do coronavírus distanciou as pessoas das unidades de saúde para a busca da vacinação de rotina. No entanto, ele alerta que é preciso dar atenção para estas outras doenças também, pois elas podem vir a se transformar em uma epidemia.

“O maior índice de desatualização das cadernetas fica dentro deste público de até 15 anos de idade. Pois as crianças, em especial aquelas tem até cinco anos de idade, possuem todo um calendário de vacinas de rotina a serem feitas. Mas, por conta da pandemia, as famílias não procuraram com tanta frequência o serviço de saúde para cumprir este calendário”, explica Rocha.

Coordenador adjunto da 16ª CRS, Ederson da Rocha (Foto: Artur Dullius)

No total, serão 18 diferentes tipos de vacinas disponibilizadas nos municípios da região. Conforme Ederson, houve uma distribuição de doses extras ao longo da última semana, buscando garantir o estoque nas cidades. Na 16ª CRS, a maior demanda foi pelas vacinas contra a febre amarela, a tríplice viral e a hepatite B. “No momento em que foi previsto o calendário de Multivacinação, as nossas equipes já se organizaram e encaminharam os pedidos para a atualização do estoque. Então, estoque os municípios tem a coordenadoria também. A gente tem certeza que não irão faltar vacinas”, relata.

Para a aplicação das doses é preciso apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação da criança ou do adolescente, que deve estar acompanhado de um responsável. A Campanha Nacional de Multivacinação prossegue até o dia 29 de outubro. “Esses dados todos sobre a atualização da caderneta de vacinação irão para o e-SUS e, posteriormente, poderemos fazer um balanço de como foi o desenvolvimento da campanha, divulgando os números alcançados aqui na região”, conclui Rocha.

Mais informações podem ser obtidas com as Unidades de Saúde ou as Secretarias de saúde de cada município.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui