Dia da Equoterapia será comemorado neste sábado na Praça Dona Laura, em Cruzeiro do Sul

Centro Vida promove evento com vivências e passeios a cavalo


0
Foto: Centro de Equoterapia Vida / Divulgação

No próximo domingo (7), o Centro de Equoterapia Vida promove, a partir das 14h30, uma tarde com vivências e passeios a cavalo na Praça Dona Laura, em Cruzeiro do Sul, a fim de mostrar o trabalho feito pela entidade. Aberto à comunidade, o evento não terá cobrança de ingresso. No local, haverá venda de lanches e o valor arrecadado será revertido para o tratamento das crianças atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. Em caso de chuva o evento será transferido.

Em entrevista ao Panorama desta quinta-feira (4), a fisioterapeuta do Centro Vida, Deisirê Eckert, explicou que a Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento.


ouça a entrevista


Deisirê Eckert (Foto: Arquivo pessoal / Reprodução)

De acordo com Deisirê, o animal pode ser utilizado para várias finalidades. Pela movimentação que ele oferece, pode ser usado como instrumento cinesioterapêutico, para ativar musculatura de pessoas que tenham algum tipo de problema motor, como instrumento pedagógico, para tratar crianças com déficit de atenção, hiperatividade e dificuldades de aprendizagem, e também como instrumento de inserção social, pensando no desenvolvimento dos aspectos psicoemocionais de pessoas com depressão, ansiedade e algum tipo de estresse. Deisirê afirma que o cavalo “acaba sendo um coterapeuta” e acrescenta que este “é um estimulo diferenciado”

O Centro de Equoterapia Vida possui uma equipe multidisciplinar, que envolve a participação de fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, pedagogo, entre outros. No local, são atendidos praticantes com paralisia cerebral, síndrome de down, autismo, hiperatividade, epilepsia e questões relacionadas a área psicológica,

No Brasil, pesquisas envolvendo o método da equoterapia iniciaram na década de 80. Entretanto, Deisirê ressalta que os estudos já apresentam resultados positivos: “O cavalo tem benefícios e pode ajudar as pessoas com relação a melhoras físicas, melhoras no aprendizado, melhoras cognitivas e psicoemocionais”.

Texto: Fernanda Kochhann
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui