Dia do Apicultor

No Vale, a produção de mel vai ser acima da expectativa. Mesmo com a seca os produtores irão colher 50% mais em relação ao ano passado.


0

O dia 22 de maio é destinado a lembrar e valorizar estes produtores que se dedicam a apicultura. A padroeira é Santa Rita de Cássia italiana de nome Margharita lotti. Diz a tradição que os pais trabalhavam no campo e a deixavam num cesto de vime. Em certo dia encontraram ela coberta de abelhas brancas que a alimentavam com mel. E na sua morte em 1457 o corpo foi envolvido com abelhas pretas.

Nesta data estão incluídos os criadores de abelhas tradicionais, as com ferrão, e os das abelhas sem ferrão- Meliponicultura. E por minha conta incluo os criadores de abelhas “solitárias” que também tem importância no meio ambiente.

Sabemos que cerca de 75% das plantas se desenvolvem graças as abelhas que fazem a polinização. E grande parte de nossos alimentos consumidos no dia a dia estão aí incluídos. Nos fornecem mel, cera, geleia real, produção de rainhas, pólen e própolis. Quanto a este último é um antibiótico e cicatrizante poderoso e natural. Eu uso em gargarejo sempre que tenho gripe e ou dores de garganta e para mim funciona. São 4 ou 5 gotas numa xícara de água.

As pessoas se assustam com as ferroadas, mas só acontece se foram ameaça-las e fazem para se defender. O veneno “apitoxina” que é injetado pelo ferrão que fica preso na pele e precisa ser tirado para aliviar. Há pessoas que podem levar 100 ferroadas e só sentem dor. Por outro lado, as alérgicas com uma ferroada precisam ser socorridas por médico porque correm o risco de morrer. Este veneno é um subproduto da abelha que fazem medicamentos para o tratamento de doenças reumáticas. É vendido em farmácias e drogarias.

O Brasil se destaca entre os maiores produtores de mel mundial. Já ganhou prêmio de qualidade com melhor mel do mundo no 45° Congresso da Associação Internacional da Federação dos Apicultores na Turquia 2017. Está programado para 31 de julho a 2 de agosto deste ano em Brasília o XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e o IX Congresso Brasileiro de Meliponicultura. Devido a pandemia vamos aguardar a confirmação.
Há estimativa que tenhas no Brasil 350 mil apicultores gerando 450 empregos no campo. E 16 mil empregos diretos em agroindústria do setor.

No Vale do Taquari usando dados e informações da EMATER regional, publicado jornalista Tiago Bald e Zootecnista João Sampaio, a produção de mel vai ser acima da expectativa. Mesmo com a seca os produtores irão colher 50% mais em relação ao ano passado. O período seco prolongou a floração e com isto as abelhas tiveram mais tempo para trabalhar. Há produtores que chegaram a tirar 60 kg por colmeia. Nos 55 municípios atendidos são 945 apicultores e 18.941 colmeias. Destes 270 atendidos diretamente com 10.270 colmeias produzindo 290 toneladas de mel.

O preço mais corrente entre os produtores é de R$15,00 por kg e se nota o aumento pelo consumo. A aproximação do inverno e mesmo a pandemia tem aumentado a procura por mel. Produto natural e saudável ligado a saúde e aumento da imunidade.

Por Nilo Cortez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui