Dia do Batom: conheça algumas curiosidades do item

O cosmético é símbolo de empoderamento e conquistas das mulheres.


0
Foto: Divulgação

Com origem que data do tempo dos egípcios, por volta de 1.300 antes de Cristo, o batom agora é um item fundamental da maquiagem. Símbolo de empoderamento e conquistas das mulheres, o cosmético está mais poderoso que nunca. Graças aos avanços na tecnologia cosmética, o produto deixou de ser apenas um item para colorir os lábios.

Hoje, efeitos de tratamento, como hidratação, proteção solar, aumento na durabilidade da cobertura e fórmulas que prometem até a impressão de aumento da superfície labial.
Os primeiros pigmentos vermelhos de óxido de ferro, foram encontrados em túmulos antigos egípcios. A rainha egípcia Nefertiti, exposta no Museu de Berlim, prova que lábios femininos eram pintados pelas mulheres dos faraós.

Fatos curiosos

*No século VI, na Espanha, apenas as mulheres das classes sociais mais baixas usavam batom.
*Na Grécia, no século II, uma lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento.
*Em 1770, o parlamento inglês decretou proibição o uso de pigmentos nos lábios por considerar que esta prática era um artifício que as mulheres possuíam para seduzir e manipular os homens.
*O batom se tornou objeto de desejo e seu sucesso foi tão grande que em 1930 os estojos de batom dominaram o mercado americano e daí se espalhou pelo mundo. Fonte: Origem das Coisas

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui