Dia do Citricultor: saiba mais sobre a data dedicada ao profissional


0
Foto: Divulgação

Dia 8 de junho é dedicado ao profissional desde 1969, que cultiva laranjas, limões, limas, cidras, tangerinas e cerca de 600 outras espécies. Laranja originária da Ásia e Arquipélago Malaio se espalhou pelo mundo chegando ao Brasil trazidas pelos portugueses. O Brasil é o maior produtor seguido da China, EUA, Índia tendo ainda a Espanha, Itália, Grécia, Turquia e Egito produtores importantes de fruta in natura.

O Brasil é responsável por cerca de 80% do suco de laranja comercializado no mundo, exportando para EUA, Canadá, Europa e outros países. São Paulo é o maior produtor brasileiro com 78% das laranjas, 74% dos limões e 34% das tangerinas (bergamotas, mexericas), seguida por Minas Gerais. Segundo a FUNDECITRUS- Fundo de defesa da citricultura estimou a produção desta região para a safra de 2021/2022 em 294,1 milhões de caixas de 40 kg.

O RS é o 4° produtor com cerca de 346 mil toneladas ano. A região do Vale do Caí é a maior produtora e o município de Montenegro o maior produtor do estado. E neste momento os cultivares precoces estão em colheita. (Laranjas Salustiana, Seleta, Rubi, do Céu, e Bahia-Umbigo). Também as bergamotas Caí e Ponkan. Devida a estiagem há previsão de perdas ao redor de 30%. (Fonte Emater).

Frutas ricas em vitamina C, considerada antioxidante, ajudam no controle de triglicérides e colesterol, considerada boa para digestão. Acompanha a feijoada para ajudar a fixação do ferro, por outro lado deve ter cuidado quem tem Ferritina. Como curiosidade os palitos usados pelas manicures e pedicures são feitos de laranjeiras por não serem porosos e não lascarem.

Pergunta comum: as laranjas ficam melhores depois das primeiras geadas? Sim, é verdade. A temperatura é importante na transformação da acidez da fruta em açúcar. É preciso ter algumas horas de frio, depende do cultivar, com temperatura abaixo de 15°C que também muda a cor da casca para mais amarelada. A cor da casca também depende da insolação mais verde para frutas de clima tropical e mais alaranjada para de climas temperados.

Praticamente todas as propriedades têm um pé de citros entre nós limão, laranja e bergamota. Lembro que o limão Taiti é uma lima, e a lima tradicionalmente conhecida- lima da pérsia fez parte das nossas propriedades como planta medicinal. Pouco encontrada atualmente. Usada para tratamento de fígado, rins etc. Outra dica: congele alguns limões para ser usado ralado em doces, bolos e chás ou como tempero.

Importante para quem vai plantar citros que compre mudas de origem de viveiros legalizados e certificados para evitar a entrada de doenças e pragas no seu terreno ou propriedade rural.

Foto: Divulgação

Por Nilo Cortez

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui