Dia dos Namorados leva apaixonados às compras

Mesmo com previsão de queda em 2020, devido à pandemia da Covid-19, comércio celebra a presença dos clientes em Lajeado.


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Segmento de roupas íntimas sentiu diminuição nas vendas (Foto: Natalia Ribeiro)

Data para celebrar o amor, o Dia dos Namorados é uma das datas mais representativas para o comércio brasileiro, que vê muitas pessoas irem às compras para garantir uma lembrança para quem amam. Mesmo com a pandemia da Covid-19 e os impactos econômicos que ela provoca na organização financeira da comunidade, clientes foram às lojas, em Lajeado, para garantir o presente neste 12 de junho.

A movimentação no Centro era intensa durante a tarde. O uso de máscara, de forma correta, era quase unânime – o que causa certa tranquilidade, visto que, nesses casos, o distanciamento controlado encontra dificuldades para ser seguido na totalidade. Frascos de álcool gel e aferição da temperatura eram realidade na maioria dos locais.

Casada há 16 anos, Franciele Pereira, foi ao comércio para garantir um presente. Levou consigo as duas filhas do casal, de 10 e 13 anos. “Aproveitei para comprar coisas para as minhas filhas, porque fazia muito tempo que a gente não saia para fazer compras por conta do coronavírus, e aproveitei para pegar o presente do Dia dos Namorados”, conta. Devido à pandemia, ela diminuiu o valor investido na data.

Em anos anteriores, gastava um pouco mais com o presente para o marido. “Estou economizando bastante. Eu pretendia comprar outras coisas, mas deixei de lado, segurei. Lido com vendas e a procura diminuiu bastante”, fala. Ela venda produtos de beleza, como cremes, perfumes e maquiagem. Ela diz que em anos anteriores a procura foi maior para o Dia dos Namorados, se comparado a 2020.

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a data tenha queda de 43,1% nas vendas no varejo em todo o país com relação a 2019, como reflexo do novo coronavírus. A CNC prevê que a data vai movimentar R$ 937,8 milhões este ano, contra R$ 1,65 bilhão em 2019.

Os impactos da doença foram percebidos num dos ramos mais procurados na data, o de roupas íntimas. Conforme a proprietária de um estabelecimento do tipo em Lajeado, Roseli Stoll, nos últimos dias a procura melhorou, porém, se comparado com os anos de 2018 e 2019 a queda nas vendas deverá ser de 10%. “Está diferente. Tivemos dias muito bons, mas em geral, no mês todo, acho que ficamos abaixo”.

Em contapartida, as vendas no sex shop da loja a surpreenderam. Durante a pandemia, segundo Roseli, as vendas tiveram aumento significativo, perto de 20%. “Acho que a quarentena está fazendo bem para o pessoal. Desde que o comércio retomou ele está sendo bem procurado, acho que pelo casal passar mais tempo junto”.

Uma jovem de Lajeado, de 23 anos, procurou a linha de produtos especiais junto de uma amiga de 27. Ambas buscavam algo para impressionar. Além disso, também dava “uma olhada numa lingerie nova também, na cor preta, que ele gosta”. O ticket médio de compra no estabelecimento é de R$ 100, conforme a proprietária.

O estudo da CNC apontou ainda que vestuário, calçados, informática e comunicação são os segmentos do varejo que deverão apresentar as maiores quedas nas vendas para o Dia dos Namorados em 2020, em comparação ao mesmo período do ano anterior, com até 70%. A CDL Lajeado projetou diminuição de 10% no período.

Texto: Natalia Ribeiro

jornalismo@independente.com.br

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