Dia dos Orquidófilos

Leia o comentário do engenheiro agrônomo Nilo Cortez


0

Hoje 22 de junho é reservado para lembrar daqueles que estudam, cultivam, comercializam e gostam de orquídeas. A data é o aniversário de João Barbosa Rodrigues, mineiro que durante 20 anos foi diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. E autor de vários livros sobre espécies de orquídeas. São formados por vários grupos: os que cultivam para preservar espécies, os depositários de espécies que estão em risco de desaparecer e os colecionadores de espécies. A exigência de conhecimento de botânica é fundamental para eles. Há também os que colecionam e cultivam como hobby. E o orquidicultor aquele que cultiva com fins comerciais produzindo mudas, vasos e flores.

No mundo existem mais de 35000 espécies e 1800 gêneros de orquídeas. No Brasil temos ao redor de 2000 espécies catalogadas e 170 gêneros. O maior número se encontram na Amazônia.

Importamos orquídeas principalmente da Holanda e Tailândia, recebemos ainda do Japão, EUA e Equador. Nos últimos anos exportamos muito pouco por problemas de custos e diferenças cambiais. Nossos maiores compradores são Alemanha, EUA, Ucrânia, Rússia e Japão.

O maior Entreposto de Flores no Brasil fica na CEAGESP- SP, onde são comercializadas produções de 1500 municípios. Com quantidade aproximada entre 800 e 1000 toneladas de flores e plantas. As datas de melhores vendas são Dias das Mães, Dia dos Namorados e festas de final de ano (Natal e Ano Novo). A orquídea entra nesta conta como sendo 84° produto de comercialização geral. E 7° entre as flores vendidas com 1500 toneladas ano. Os municípios que mais fornecem para a CEAGESP são Mogi das Cruzes e Guararema.
No Rio Grande do Sul a central de flores na CEASA foi inaugurada em 2006 quando cerca de 60% das flores eram importadas.

Pela sua representatividade o setor é muito bem organizado. A IBRAFLOR- Instituto Brasileiro de Floricultura tem representantes em 16 estados e 657 associados. Dados de sua página na internet, informam que no ano passado foram comercializados 9,5 bilhões de reais por 8300 produtores que cultivaram 15600 ha e empregaram ao redor 210 mil pessoas. Foram 2500 espécies cultivadas e 17500 variedades e ou cultivares. A orquídea disparadamente mais cultivada foi a “Phalenopsis”.

ABAF- Academia Brasileira de Artistas Florais, fundada em 20 de janeiro de 2014. Congrega os floristas profissionais que atuam em mais diversos eventos com organizações de técnicas e estilos florais. E a orquídea entra nestes arranjos também.

No RS a AFLORI- Associação Riograndense de Floricultura – fundada em 7 julho de 1994 tem como associados quem trabalha com Atacado, Paisagismo, Ensino, Pesquisa e Extensão, Produção e Varejo. Estimam que no estado houve cerca de 2 bilhões de reais comercializados no último ano, gerando 2500 empregos. Temos duas escolas de paisagismo: Uma na UFSM -Santa Maria, e outra em Nova Petrópolis.

Em organizações de Orquidófilos temos a Federação dos Orquidófilos do Rio Grande do Sul localizada em Novo Hamburgo, que reúne a Associações de Orquidófilos do estado. A qual pertence com a Associação de Orquidófilos de Lajeado fundada em 12 de dezembro 1997 e presidida por Nelso Lazzaron. São 22 participantes ativos e recentemente perderam um dos fundadores (Ruy Rieth).

Na região se destaca ainda Mato Leitão designada como cidade das orquídeas por decreto estadual de 2010.

Com a pandemia o setor sofre muito com a suspensão de eventos, festas, feiras, exposições, reuniões, encontros e etc… A comercialização diminuiu muito e houve desemprego no setor. A expectativa que esta fase seja superada e volte a crescer.
Algumas curiosidades: a mais cara “ Shenzhen nongke” muito rara, bonita e demora 8 anos para ser desenvolvida. Grupo chinês vendeu em leilão por um pouco mais de 193 mil euros perto de 500 mil reais.

No Brasil a Feiticeira- “Cattleya walkeriana” chega no mercado entre R$1500,00 e R$2000,00. A baunilha usada em doces e sobremesas vem da orquídea “Vanilla planifólia”. Outras famosas são a negra e a fantasma procure na internet. No Said “ Orquidófilos do Brasil” criado em 26 de dezembro de 2015 já conta com 88000 membros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui