Dia Mundial de Doar: ações visam arrecadar absorventes e incentivar a doação de sangue em Lajeado

Programa Sesc de Voluntariado realiza campanha específica nesta terça-feira, dia 30 de novembro, e convida a comunidade para exercitar a solidariedade


0
Doações podem ser feitas na sede do Sesc e Senac de Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

O Dia de Doar, que faz parte de um movimento mundial chamado de “terça-feira de doação”, é celebrado neste dia 30 de novembro. A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças, uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Participando pela primeira vez da ação, o Programa Sesc de Voluntariado de Lajeado mobiliza a população com a campanha do “Dia de Doar”. A comunidade está convidada a exercitar a solidariedade, podendo doar sangue ou então fazendo doação de absorventes.


ouça a reportagem

 


A assistente social do programa Mesa Brasil do Sesc Lajeado, Raquel Zerbielli Brandão, entende que o dia serve também como uma forma de reflexão. “Nos faz bem pensarmos que estamos doando para alguém, pois tem alguém precisando, independente do produto. Então elegemos neste momento duas doações que achamos importante, doação de sangue, que sempre o hospital está precisando e doação de absorventes, pois entendemos que é uma questão de higiene e bem-estar”, explica.

Quem tiver a possibilidade de doar sangue pode entrar em contato com o Sesc Lajeado pelo telefone (51) 3714-2266 para solicitar o agendamento de um horário. A coleta será no Hemovale, localizado no Hospital Bruno Born.

Já a ação de arrecadação de absorventes femininos pode ser feita nesta terça-feira, ou então no restante da semana. “A gente entende que muitas pessoas não podem no dia de hoje, mas está aberto para o pessoal vir fazer suas doações”, completa.

Os produtos podem ser doados no Sesc, na Rua Silva Jardim, 135, e no Senac, na Avenida Senador Alberto Pasqualini, 421. Os itens serão entregues a mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Que possa estar auxiliando nessa necessidade que a gente possa estar realmente doando para quem precisa. Estamos fazendo um levantamento não somente com entidades cadastradas no Mesa Brasil, que normalmente é nosso foco, mas também para instituições e famílias que passam por essa dificuldade”, diz Raquel.

Assistente social do programa Mesa Brasil do Sesc Lajeado, Raquel Zerbielli Brandão (Foto: Gabriela Hautrive)

Além disso, que tiver interesse em ser voluntário, há cursos abertos no site do Sesc. “Eu ministro o curso, a pessoa faz e já começa a trabalhar como voluntário dentro do Sesc, o curso é gratuito, só tem que trazer a vontade e o espírito voluntário”, pondera.

Ainda para marcar a data, o grupo de voluntários do Sesc Lajeado e União Lajeadense de Clube de Mães doarão mantas, que foram confeccionadas pelo grupo, para as instituições sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc.

Programa Sesc de Voluntariado

O Programa Sesc de Voluntariado tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento social através do estabelecimento de uma rede de voluntários e entidades sociais, oferecendo capacitação e acompanhamento técnico. Formamos voluntários e articulamos suas ações através de entidades sociais parceiras que, por sua vez, também recebem capacitação na área de gestão. O resultado desse trabalho é o fortalecimento do Terceiro Setor e a promoção da cultura do voluntariado em prol da promoção do bem estar social e da responsabilidade social compartilhada.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui