“Direitos estão evoluindo desde a criação do Código de Defesa do Consumidor”, diz diretor do Procon-RS

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é celebrado nesta segunda-feira (15). Percentual geral de resolutividade das reclamações no Procon-RS chega a 85%


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Lucas Fuhr, diretor do Procon-RS (Foto: Divulgação)

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi assunto do programa Panorama desta segunda-feira (15), quando é celebrada a data. Para o diretor do Procon-RS, Lucas Fuhr “a gente tem uma compreensão que os direitos do consumidor estão evoluindo desde a criação do Código de Defesa do Consumidor, criado em 1990, logo após a constituição de 1988.”


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Com o Código do Direito do Consumidor, foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que está presente em todos os municípios e estados brasileiros. “De lá pra cá, tivemos uma revolução na aplicação deste Código”, salienta Fuhr.

O principal objetivo do Procon é servir como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos. Todo o consumidor que necessita de auxílio sobre os seus direitos deve procurar o Procon da sua cidade.

Mudança no consumo

Segundo Fuhr, houve aumento de 17% de reclamações referentes a produtos, sendo que deste percentual, 27% é referente a consumos feitos pela internet. Já o percentual geral de resolutividade das reclamações chega a 85%. Os dados são do Procon-RS.

 

A data

O Dia do Consumidor foi criado para proteger e lembrar dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas também para que as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.

Origem

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos.

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

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