O diretor da Expresso Azul, Pedro Guarnieri, avaliou o primeiro ano do serviço de transporte coletivo da empresa em Lajeado, em entrevista no programa Redação no Ar desta terça-feira (29). De acordo com ele, as aulas alcançando um maior número de alunos na rede municipal leva a um aumento de demanda de transporte público. Porém, de acordo com ele, em função da pandemia, atingir a normalidade do serviço ainda deve demorar.
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Guarnieri observa que a demanda normal, conforme estimativa apresentada pela Prefeitura de Lajeado, seria entre 6 e 6,5 mil passeiros por dia. Atualmente, circulam entre 3,8 e 4 mil usuários. Antes do retorno das aulas eram aproximadamente 3,2 mil. A elevação dos números é definido pelo diretor como “esperançoso”, mas longe do ideal.
Conforme o empresário, atualmente, todas as linhas são operadas em quantidade de horários inferiores ao previsto na licitação. Guarnieri relata que os primeiros horários da manha têm lotação normal. A procura diminui e se recupera entre 11h e 13h30, quando dá nova baixa. A demanda sobe novamente na metade da tarde, até por volta das 18h30.
“A demanda de um horário tem a necessidade de ter em torno de 40 passageiros para que se mantenham um serviço”, aponta.