Distanciamento Controlado: Amvat comemora volta da cogestão

Apesar da retomada, entidade pede colaboração da população para evitar a disseminação do coronavírus.


1
Presidente da Amvat, Celso Kaplan / Plural Comunicação Integrada (Foto: Divulgação)

A partir desta terça-feira (15), volta a valer o sistema de cogestão regional, no qual as associações de municípios podem adotar protocolos próprios no modelo de Distanciamento Controlado do RS. Essa foi uma reivindicação da Amvat, que se mobilizou para que o pedido fosse considerado pelo governo do Estado. Com o retorno da cogestão, as regiões podem adotar protocolos mais flexíveis, desde que não menos rígidos do que os da cor precedente. As que foram classificadas em bandeira vermelha, como o Vale do Taquari, podem adotar regras da bandeira laranja.

A decisão de retomar a cogestão foi tomada pelo governo do Estado após reuniões com prefeitos, empresários, deputados e representantes de diversos segmentos, na segunda-feira (14). A cogestão regional havia sido suspensa por 14 dias para permitir a adoção de protocolos de prevenção comuns no Estado e reduzir a contaminação por coronavírus.
Para o presidente da Amvat, prefeito Celso Kaplan, essa é uma conquista para que a economia não seja ainda mais prejudicada. Ao mesmo tempo, ele reitera a necessidade de toda a população seguir os cuidados sanitários para não haver aumento no número de contaminações, como o uso de máscara, evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência e usar álcool gel e procurar atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

A cogestão do Vale do Taquari foi homologada pelo governo do Estado no dia 22 de agosto e vale para a região de Lajeado no modelo de Distanciamento Controlado (R29 e R30). O “Plano Estruturado de Prevenção e Enfrentamento à Epidemia do Novo Coronavírus (Covid-19)” – documento com 32 páginas – foi elaborado pelo Comitê Científico Regional de Apoio
ao Enfrentamento da Pandemia Covid-19. AI/CS

1 comentário

  1. Piada está tal congestão . Estas bandeiras também tem a turma que aperto o botão do f……….. E não estão nem aí pra ninguém o importante é a festa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui