Docile completa 30 anos com relançamento que traduz a vocação familiar e o gostinho de infância

A marca tem um portfólio com mais de 250 itens e está presente em todo o Brasil e em mais de 50 países


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Foto: Tiago Silva

Pioneira no ramo de marshmallows recheados, a Docile Alimentos completa 30 anos de atuação neste mês de setembro. Fundada em 1991, em Lajeado, a empresa está presente em todo o país e também no mercado internacional. A marca tem um portfólio com mais de 250 itens. Ela comercializa balas de goma, gelatina, pastilhas, regaliz, chicles e marshmallows recheados, entre outros produtos, em todo o Brasil e em mais 50 países.

Hoje o negócio está sob a direção dos irmãos Ricardo, Alexandre e Fernando Heineck, filhos de Nestor Heineck, atual patriarca da família. No programa Troca de Ideias desta quarta-feira, os filhos e Seu Nestor contaram um pouco da história da Docile e das perspectivas para o futuro da empresa, que é a segunda maior em retorno de ICMS para Lajeado.


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“Aquela semente que foi colocada naquela época e vingou, eles estão adubando essa semente, que está crescendo consideravelmente. Hoje, com muita alegria e satisfação, é a segunda empresa em retorno de ICMS para Lajeado”, comemora Seu Nestor. “Estamos trabalhado para colocar o nosso produto, que é feito com muito amor e carinho, para atingir os melhores mercados, não só do pais mas também do mercado externo”, relata.

Tudo começou quando os primeiros doces passaram a ser fabricados de forma simples, fervidos em tachos na casa de Natalício Heineck, pai de Seu Nestor. Durante o dia, ele se encarregava da produção e, à noite, ele, a esposa Irena e os cinco filhos embrulhavam as balas manualmente.

Com Natalício iniciou-se a produção de guloseimas, uma tradição que foi levada adiante, anos depois, por seus filhos Nestor e Paulo. Hoje, a terceira geração da família, formada pelos irmãos Ricardo, Fernando e Alexandre, dá continuidade a esse legado.

Somente neste ano de 2021, a Docile já produziu 15 novos produtos, além do “Os Peixinhos do Vovô”, que marca os 30 anos da presença no mercado de guloseimas. É um relançamento do primeiro produto, criado por Nestor Heineck. As balas de framboesa azedinha, no formato de peixe, voltam mais macias, mas com as mesmas características do passado.

Fernando ressalta os valores pelos quais a empresa se pauta: jeito simples de ser e agir; colaboração e mão na massa; jogo limpo; criatividade para encantar; e respeito e dedicação às pessoas.

Ricardo aponta que “a gente tem a felicidade de trabalhar com um produto mágico”. “Sempre que tu entrega uma guloseima, tu recebe um sorriso”, nota o empresário.

Alexandre, por sua vez, detalha que a Docile está presente em mais de 70 mil pontos de venda. Porém, ainda tem muito espaço para crescer no mercado. De acordo com ele, é preciso manter expertise e capacidade muito acurada para atender as exigências de distintos países, com visual bacana dos produtos e sensorialmente saborosos.

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