Documentário “De Roma para Putinga” é lançado em Lajeado

Exibição ocorreu na Univates e foi acompanhada por alunos do curso de arquitetura e urbanismo


0
Cleber Zerbielli (d) dirigiu documentário (Foto: Alício de Assunção)

Lançado oficialmente na segunda-feira (1º) na Univates, em Lajeado, o documentário “De Roma para Putinga” conta a história do artista italiano Ângelo Fontanive, que imigrou para o Brasil no final dos anos 20 e fez morada no Vale do Taquari, onde edificou igrejas, pintou inúmeros painéis e projetou construções que surpreendiam pela imponência e engenharia, consideradas avançadas para a época.

Com diversos relatos e histórias esquecidas pelo tempo, o filme pretende promover o debate histórico nas cidades em que Fontanive produziu suas obras, além de valorizar o patrimônio artístico destas cidades e o “movimento de arte sacra” trazido pelo italiano e perpetuado por seus alunos ao longo dos anos.

Estudantes da Univates acompanharam exibição (Foto: Alício de Assunção)

A produção é do cineasta Cleber Zerbielli, radicado em São Paulo, mas natural de Ilópolis: “É um documento histórico que projeta um artista desconhecido no Vale do Taquari mas quem tem grande valor”, destaca. A exibição do documentário foi acompanhada por alunos e professores do curso de arquitetura e urbanismo da Univates.

Para a professora Jamile Weizenmann a exibição do documentário é uma forma de despertar nos alunos a valorização do patrimônio histórico regional. O projeto tem o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio de Baldo S/A, Distribuidora Meridional de Motores Cummnis S/A, Lojas Benoit, Três Tentos Agroindustrial e Tritec. A realização é da Gaita Produtora e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo. AA/AI

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui