Documentário “O lado negro de Venâncio” será lançado em agosto

Longa-metragem terá 2h20 de duração e um elenco composto por mais de 100 pessoas


0
Ator, escritor e produtor de conteúdos afros Sergio Rosa (Foto: Maria Eduarda Ferrari)

No próximo dia 3 de agosto será lançado o documentário “O lado negro de Venâncio”, produzido pelo ator, escritor e produtor de conteúdos afros Sergio Rosa. O longa-metragem terá cerca de 2h20 de duração, com elenco composto por mais de 100 pessoas e contará com diversos elementos, como entrevistas, dramatização e coreografias.

No programa Panorama desta sexta-feira (15), Rosa explica que o objetivo da produção é mostrar o negro de diferentes formas. Segundo Rosa, a expressão “o lado negro” está atrelada a algo negativo. Entretanto, há uma compreensão diferente por parte das pessoas negras: “Quando se fala em ‘coisa preta’, para o negro é algo bom”. Para a comunidade negra, esse lado representa a luta, a resistência, a criação e suas potencialidades. Rosa salienta que o documentário quer causar uma reflexão sobre as expressões e o tratamento dado aos negros.

De acordo com o produtor artístico, a ideia do documentário surgiu a partir do sentimento de invisibilidade que se percebeu nos negros que vivem em Venâncio Aires. Rosa explica que, na maioria das vezes, as ilustrações sobre a cidade não mostram pessoas negras e quando há uma representação é minoria: “Nós temos capacidade para estar e ocupar qualquer espaço”.

O evento de lançamento do documentário ocorrerá em 3 de agosto. Posteriormente, o longa será disponibilizado no canal do produtor e divulgado nas escolas.

Sérgio Rosa possui mais de 20 anos de experiência como ator e ressalta: “Trabalhar com arte, poder proporcionar emoção e reflexão através daquilo que tu faz é gratificante”. No currículo de Rosa estão os filmes 360 (2008), Idade da Pedra (2010), Um sorriso negro (2011), Presente de Natal (2021), Sou quilombo (2021) e 20×50 (2021). No teatro, Rosa esteve em cartaz por mais de 10 anos com o espetáculo Papelito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui