Doutores que são contra o passaporte sanitário sugerem medidas de orientação

Documento de comprovação da vacina contra covid-19 é o grande tema de discussão no país


3
Foto: Felipe Santana

A obrigatoriedade do passaporte sanitário foi uma conversa realizada durante o programa Encontro Maior na manhã desta segunda-feira (10).

Com a mediação de Renato Worm, estiveram reunidos o médico cirurgião Dr. Fábio Bonfim Fraga e o doutor em fisiologia humana com pós-doutorado em imunologia e professor de imunologia no curso de medicina Ramatis Birnfeld de Oliveira.


OUÇA A REPORTAGEM


Ambos os especialistas se mostram contra a exigência do passaporte sanitário para as pessoas que desejam ingressar em ambientes ou de um país para o outro.

Fraga argumenta que a própria Constituição Brasileira seria ferida com essa exigência, além de entender que qualquer obrigação vinda da mais alta esfera do governo não é vista com bons olhos pela população. “Pode-se argumentar que o direito coletivo é de mais importância, mas nada é mais sagrado que o direito individual”, afirma Fábio Fraga.

Oliveira destaca que as próprias autoridades que criaram a vacina deixaram claro que o potencial dela não é de diminuir a contaminação e diminuir a gravidade dos casos, portanto segundo ele não seria pertinente a exigência de passaporte vacinal, e sim orientação técnica correta à população. “Nós estamos vendo agora uma nova leva de casos e que deve seguir acontecendo, portanto a pessoa que tem o passaporte de vacinal não tem menos risco de contaminar as outras pessoas e sim dessa contaminação não gerar sintomas tão graves no contaminado”, explica.

Nas últimas semanas, o número de casos covid-19 no Vale do Taquari vem se multiplicando, o que vem trazendo o tema à tona novamente, inclusive a exigência ou não em eventos ou estabelecimentos da comprovação da realização da vacina.

Texto: Júlio César Lenhard

3 Comentários

  1. Lamentável que mais de 600 mil mortes por COVID ainda não ensinaram certas pessoas a ter um mínimo de empatia pelo próximo. Quando alguém é contra o passaporte vacinal é cúmplice do negacionismo que também mata. A falta de bons exemplos em meios de comunicação como este desanima quem atua na linha de frente. E o passado de nada serviu para certas pessoas, que já não são desinformadas, mas ignorantes mesmo.

    Parabéns a estas criaturas por envergonhar a ciência e a humanidade!

  2. É por opiniões como estás que a coisa tá cada dia pior , orientação correta de quem se a autoridade maior deste pais é negativo à qualquer orientação neste sentido , prefere fazer aglomeração em vez de dispersão

  3. Excelente explanação. Os comentários acima são de profissionais da saúde? Os entrevistados tem conhecimento técnico e científico no tema abordado portanto podem e devem compartilhar seus estudos e experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui