Duas grandes empresas devem se instalar em Bom Retiro do Sul, às margens da BR-386, diz prefeito

Segundo Edmilson Busatto, município pretende diversificar as oportunidades de emprego. Hoje, grande parte das vagas disponíveis são provenientes da indústria calçadista. Há falta de mão de obra


0
Edmilson Busatto, prefeito de Bom Retiro do Sul (Foto: Rodrigo Gallas)

Em entrevista ao programa Panorama da Rádio Independente, na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto anunciou que duas grandes empresas devem se instalar no município, às margens da BR-386. O mandatário municipal não revelou quais são, mas adianta que as indústrias vem para diversificar a oportunidade de empregos no município, que hoje, é proveniente, em grande parte, das empresas de confecção de calçados.

Segundo o prefeito, as empresas calçadistas empregam muitas pessoas no município, mas não estão conseguindo novos trabalhadores. “Temos um problema em Bom Retiro do Sul: está faltando mão de obra.” Neste sentido, diz que há bom-retirenses trabalhado em outros municípios, fora do setor calçadista.

Na busca de trabalhadores, a administração municipal desenvolverá um vídeo de divulgação da cidade, dando enfoque as oportunidades de emprego disponíveis.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2021, Bom Retiro do Sul registrou 1.621 admissões e 1376 demissões, culminando em um saldo positivo 245.

Melhorias na via de acesso ao município

Trechos da RS-128, entre o entroncamento com a BR-386 até a área central do município, foram recuperados pelo Daer. No entanto, o prefeito disse não estar satisfeito com o trabalho realizado. Segundo ele, as máquinas devem voltar para continuar o trabalho.

Bom Retiro do Sul foi contemplado pelo Governo do Estado com R$ 1,8 milhões para recuperar a via. Este valor, no entanto, não é suficiente para realizar o recapeamento total. Por isso, a prefeitura está buscando um aditivo no contrato de repasse. Busatto adianta ainda que o município confeccionará um projeto para construção de uma pista de caminhada e ciclismo na ERS-128.

Bom Retido do Sul é bem atendido pela RGE

Segundo Busatto, o município sempre foi bem atendido pela RGE, diferente do que vem ocorrendo nos outros municípios do Vale do Taquari. “Esta é uma relação cordial que temos desde que eu assumi a prefeitura. Tanto que nós tínhamos uma infinidade de postes de madeira na cidade”, diz o prefeito ao informar que boa parte das estruturas antigas de madeira foram substituídas por concreto. “Quando vem um temporal, sempre dá problemas naqueles postes de madeira. Hoje se trocou muitos postes”, pontua.

Na semana passada seis ou sete caminhões estavam circulando pela cidade realizando as trocas, comenta Busatto. A previsão é que a RGE realize um investimento de R$ 5 milhões neste ano na melhoria da rede de energia de Bom Retiro do Sul, tanto na cidade como no interior.

Durante a entrevista o prefeito ainda falou sobre os programas Pavimenta, Agricultura em Ação e a Gincana Inhandava, que acontece no próximo fim de semana. Ouça a entrevista completa no player acima!

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui