Duas mortes em menos de 60 dias reforçam necessidade de muro em divisória da BR-386

Estrutura poderia ter evitado que veículos invadissem a faixa contrária em trecho urbano de Lajeado; PRF vai estudar junto à CCR ViaSul uma maneira de minimizar os riscos de acidentes


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Foto: Montagem

Dois acidentes com mortes em menos de dois meses em trecho urbano da BR-386, em Lajeado, reforçam a necessidade de melhorias de sinalização e a possível construção de um muro na vala que divide as pistas de sentido contrário, nas proximidades do Shopping Lajeado. O acidente dessa quinta-feira (2), ocorrido no km 346 da BR-386, deixou isto evidente mais uma vez . Conforme a CCR Viasul, o condutor do Ford Fiesta Sedan de Lajeado teria ingressado na rodovia, na mesma pista do caminhão de São Leopoldo, quando houve a colisão dos veículos no sentido capital-interior.

O condutor do carro, Olívio Eckardt (67), perdeu o controle da direção, atravessou a pista no sentido contrário e colidiu contra um outro caminhão com placas de São Paulo. O automóvel foi arrastado até a vala no canteiro. Eckardt morreu no local e sua esposa ficou ferida. É comum identificar motoristas saindo das vias transversais e ingressarem na estrada, que tem a preferência, quando deveriam esperar.

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O sinistro desta quinta-feira (2) foi o segundo em dois meses no trecho. No dia 6 de julho, um caminhão, um automóvel e uma motocicleta se envolveram em acidente. O veículo de carga atravessou a pista no sentido capital-interior, bateu na parada de ônibus nos pilares do viaduto em frente ao Shopping Lajeado. O motociclista morreu.

Se formos mais longe, em 3 de agosto de 2013, pai e filho de Caxias do Sul, morreram em um acidente em circunstâncias parecidas, por volta das 23h. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF),  Altair Teixeira Carvalho (34) condutor de um automóvel Gol de Lajeado, perdeu o controle do veículo e saiu da pista na altura do quilômetro 345,2 em frente ao Shopping Lajeado. Ele atravessou o canteiro central e colidiu na lateral na caminhonete Pajero de Caxias do Sul, conduzida por Lissandro Stroher de Mello (36). Morreram neste acidente de trânsito o condutor da Pajero e seu filho e passageiro Igor da Silva Mello (11).

Outros acidentes ocorreram no trecho com veículos invadindo a pista contrária ao longo dos últimos anos. Este é um ponto em que ocorrem, com certa frequência, atropelamentos que vitimaram pedestres e ciclistas.

O inspetor-chefe da 4ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF), de Lajeado, Paulo Reni afirma que “a PRF faz levantamentos cotidianos para identificar os prontos com problemas e direciona as equipes. Nós vamos entrar em contato com a CCR Viasul para estudar uma maneira de minimizar e evitar esse tipo de problema”.

Sinalização

As discretas placas de sinalização orientam os motoristas que pretendem entrar na BR-386 a esperarem a sua vez, mas elas passam despercebidas. O que se vê são automóveis e caminhões seguindo a diante como se tivessem a preferência, e mais, condutores reduzindo a velocidade, até parando em cima da pista para facilitar o acesso de quem deveria aguardar a sua vez.

Neste sentido, Paulo Reni é enfático em dizer que a preferência é para quem está no fluxo da rodovia. “Qualquer veículo que pare para que o outro faça a conversão, ele está cometendo uma infração de trânsito. Não tem nenhum tipo de permissão legal que o usuário pare, a não ser que haja uma situação que impeça o seu deslocamento. Não está na decisão de cada usuário parar sobre a pista”. Ele reitera que se “houver ocorrência por causa deste tipo de manobra a culpa recairá sobre aquele que parou”.

Muros de contenção

Entre as alternativas de minimizar o problema estaria a construção de muros de contenção, tanto no acesso para a rodovia, assim como na vala que fica no canteiro que divide as faixas.

Posicionamento da CCR

A CCR ViaSul informa que irá analisar o boletim elaborado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de forma a identificar as possíveis causas do acidente. A partir dessas análises, caso haja a necessidade de intervenções por parte da engenharia, as mesmas serão implementadas. A concessionária reforça a importância dos usuários em respeitar os limites de velocidade da rodovia, veiculando, inclusive, mensagens de conscientização em seus painéis eletrônicos.

Texto: Cícero Copello

 

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