Duplicação da BR-386, entre Lajeado e Marques de Souza, começa em fevereiro de 2021

A duplicação abrange 20,3 quilômetros, entre os km 325,5 e 345,8 da rodovia. "É uma obra de grande impacto para a sociedade", afirma o coordenador de engenharia da CCR ViaSul.


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Obras na BR-386 (Foto: CCR ViaSul / Arquivo)

A CCR ViaSul apresentou, nesta quinta-feira (17), o pré-projeto da duplicação dos 20,3km da BR-386 para os municípios de Lajeado e Marques de Souza.

A duplicação ocorre do km 325,5 até 345,8 (no trevo de acesso ao município de Marques de Souza – logo antes da ponte do Camping do Stackão, sentido Lajeado-Marques de Souza) e vai integrar a duplicação que existe hoje, em Lajeado.

São 12km em Marques de Souza e 8,3km em Lajeado). No trecho de Lajeado, são 6,5km de vias marginas a rodovia duplicada, do km 339,4 até 345,9 (por volta da Rodovale até a interligação com a duplicação da BR-386 atual).

O início das obras está previsto a partir de fevereiro de 2021, com conclusão em dois anos (fevereiro de 2023), e inicia por Marques de Souza.

Conforme o coordenador de engenharia da CCR ViaSul, Fábio Hirsch, o anteprojeto já foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e agora a concessionária trabalha para fechar o projeto executivo. “É uma obra de grande impacto para a sociedade”, afirma.


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Conforme o engenheiro, o trabalho contempla desde a duplicação a obras de aterro, terraplanagem, drenagem e pavimentação; inclui novos acessos, retornos, iluminação, defensas metálicas e novas barreiras, além da construção de seis pontes novas no sentido Lajeado-Marques. Do lado dessas novas construções, a CCR ViaSul recuperará as pontes existentes, ao providenciar o alargamento e abertura de acostamento.

Fábio Hirsch, coordenador de engenharia (Foto: Divulgação)

Até o começo das obras, em fevereiro, a concessionária irá visitar e conversar com os lindeiros que possuem partes de suas áreas na faixa de domínio, “para poder entender a necessidade de cada um”, explica Hirsch.

O coordenador de engenharia diz que a empresa estuda como realizar as obras causando o menor impacto para o usuário que trafega pela BR-386, com divulgação prévia dos trechos afetados e apresentação dos desvios.

“Toda obra traz algum tipo de transtorno”, reconhece. “É um momento em que todo mundo precisa ficar alerta no transito, na passagem pelo trecho”, recomenda.

Confira os destaques do projeto:

– Pontes todas duplicadas

Localização das passarelas:

– No trevo de Marques de Souza (km 325,8)
– No trevo de acesso a Forquetinha
– Em frente à Brasdiesel (km 342,5)
– Em frente à Girazzi (km 344,3)

Retornos e acessos:

– Praticamente todos acessos são mantidos, com retornos
– Acessos vicinais serão mantidos
– Em Marques de Souza, o trevo será remodelado

Em Lajeado:

– Será construída uma passagem superior da rodovia no Bairro Olarias (600m nos quais a rodovia passará por cima e terá acesso pela cidade nas marginas, por baixo da rodovia)

– Ao lado do Country Clube será construído um acesso, com retorno por dentro do bairro

– Em frente à empresa Purpers Móveis (km 342,5), no Bairro Bom Pastor, haverá entradas para as vias marginais da BR-386.

 

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