E a nova ponte? Não podemos esperar uma nova tragédia para reacender o debate

Opinião, os bastidores da política e as notícias "quentes" da região na coluna do Fabiano Conte


1
Foto: Reprodução

O saudoso empresário Ítalo Reali foi um dos grandes defensores da construção de uma nova ponte ligando Lajeado à Estrela. Na época que presidiu o Comitê de Revitalização do Centro Histórico, Reali tinha em pauta a necessidade desta interligação. A ACIL – Associação Comercial de Industrial de Lajeado também tem esta pauta a mais tempo. Mas na esfera política este assunto nunca ou pouca vezes foi comentado. E falo do cenário político geral, de plataforma de campanha de presidentes, governadores, senadores e deputados. É claro que a mobilização de prefeitos é fundamental, mas a rodovia é federal e por ela circulam pessoas de boa parte do Estado. Então a pauta é mais ampla, foge da luta local. Até sábado, parecia tudo utopia e sem necessidade. Agora, percebe-se que a ideia não poderá ser esquecida e deve fazer parte da luta de todos nós. Não poderemos esperar uma nova tragédia para reacender o assunto.


Curtas:

** Prefeito de Estrela Elmar Schenider (PTB) está internado no Hospital de Estrela em função da Covid. O prefeito estava afastado das funções e precisou ajuda médica no final de semana. A previsão é de que fique pelo menos até sexta-feira no hospital. Somente quando ele retornar às atividades é que voltará a se falar sobre o substituto de Verno Arend na secretaria de Desenvolvimento e Sustentabilidade. O empresário foi escolhido para ser um super secretário do governo Schneider e lamentavelmente nos deixou vítima da Covid.
** Quantos salas ou prédios comerciais terão seus contratos de aluguel encerrados após um novo e longo período de bandeira preta no Estado. Em uma imobiliária de Lajeado, na última semana, pelo menos três proprietários de restaurantes colocaram seus pontos à venda.
** Lojista de centro de Lajeado confessou à Coluna que a cada dia de portas fechadas o prejuízo representa em torno de R$ 5 mil. Ele contabiliza pagamento de funcionários, aluguel, luz, internet, água, contratos de mídia. O setor que ele atua, de roupas e calçados, pouco vende sem a presença física do cliente no estabelecimento.
** Endosso o coro dos que defendem vacina para professores e caminhoneiros como prioridade.
** Revendas de veículos estão preocupadas com a possibilidade de falta de carros novos no mercado no segundo semestre. Reflexo do fechamento da Ford e a paralisação da GM.
** Primeira dama de Lajeado, a médica Aline Caumo, mostrou sua indignação em vídeos na rede social Instagram, com o fechamento da BR-386, a lentidão no trânsito e a falta de respeito dos motoristas. Como médica, Dra. Aline atua na linha de frente de combate ao coronavírus no Hospital de Estrela. Ela e centenas tiveram suas vidas alteradas, precisando de adaptações de horários em razão do trecho estar trancado.
** Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, ligou a metralhadora giratória contra o governador e vice do RS. O ataque gratuito motivou notas de repúdio das bancadas estadual e federal. A atual direção do PTB gaúcho foi destituída.

1 comentário

  1. Perfeito teus comentários Fabiano, ainda sobre o acidente também precisamos voltar nossos olhos a esfera do transporte de combustíveis, rever processos de transporte principalmente no quesito segurança, momento oportuno para abrirmos este debate, pois quantos caminhões bomba passam por Estrela e Lajeado diariamente, infelizmente observo o excesso de velocidade de veículos pesados no trecho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui