“É como se fossem módulos de degustação de profissões”, exemplifica professor do Senai sobre o projeto “Trilhas da Inovação”

Primeiro projeto da área de inovação a ser colocado em prática na área educacional no município, por meio do Pro_Move Lajeado, iniciou na segunda-feira


0
Marcelo Francisco Schedler, coordenador Técnico de Educação Profissional do Senai Lajeado (Foto: Rodrigo Gallas)

Iniciou na segunda-feira (16), em Lajeado, o “Trilhas da Inovação”, o primeiro projeto da área de inovação a ser colocado em prática na área educacional no município por meio do Pro_Move Lajeado. Ao todo, 69 adolescentes estudantes do 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Lajeado estarão participando de aulas no Senai Lajeado sobre inovação, engenharia e ciências exatas. A formação se estenderá até dezembro.

Em entrevista ao programa Panorama desta quarta-feira (16), o coordenador Técnico de Educação Profissional do Senai Lajeado, Marcelo Francisco Schedler falou sobre o projeto que busca transformar Lajeado em uma cidade mais inteligente. Segundo ele, o “Trilhas da Inovação” pretende vocacionar alunos à área da inovação. “Nós não vamos formar ele (aluno), porque cada módulo é pequeno. É como se fossem módulos de degustação de profissões, de áreas de conhecimento. A partir daí temos um projeto bem maior. [..] Nosso sonho é transformar ele em um profissional de nível técnico.


ouça a entrevista 

 


 

De acordo Schedler, já há tratativas com empresas para em um segundo momento, “adotá-los” como jovens aprendizes. O modelo Jovem Aprendiz (JA) fornece uma bolsa remunerada com carteira assinada e um curso totalmente gratuito. Em Lajeado, 80 empresas participam do JA fornecendo bolsas a 1.200 alunos.

Durante seis meses, os jovens terão a oportunidade de experimentar no contraturno escolar vivências e práticas em um curso com metodologia inovadora e com conteúdos diferenciados, como eletrônica, robótica, programação de software e tecnologias da indústria 4.0.

Como forma de acolhimento, o Senai distribuiu camisetas e disponibilizará crachás aos alunos nos próximos dias.

 

Saiba mais sobre o projeto Trilhas da Inovação

  • O projeto Trilhas da Inovação é o primeiro projeto da área de inovação a ser colocado em prática na área educacional no município por meio do Pro_Move Lajeado.
  • Durante seis meses, os 69 alunos que se inscreveram terão a oportunidade de experimentar no contraturno da escola vivências e práticas em um curso diferenciado voltado às áreas da inovação, engenharia e ciências exatas.
  • O curso é dividido em quatro módulos, sendo o primeiro sobre eletrônica, analógica e digital, o segundo sobre robótica, o terceiro sobre fundamentos para programação de software e no último será abordado sobre tecnologias da indústria 4.0.
  • São 4 turmas, que terão aulas duas vezes por semana, com 4 horas de duração, totalizando 192 horas de aula no semestre. A Prefeitura de Lajeado oferece transporte gratuito aos alunos para se deslocarem ao Senai.
  • O Senai  fornece o  material didático e kit aos alunos, bem como os materiais, espaços e máquinas necessários para a realização do curso. Além disso, caso necessário,  disponibilizará instrutor e  ônibus para eventual visita técnica. Ao final da capacitação, os alunos  que tiverem aproveitamento superior a 80% e frequência mínima de 75% da carga horária, receberão certificados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui